Oito das 12 freguesias do concelho de Peso da Régua, num total de seis mil pessoas, estão a ser abastecidas de água através de camiões cisterna, confirmou ao Semanário TRANSMONTANO o vereador da Câmara Municipal, Gil Guedes.

Os cinco camiões (dois da autarquia, três de uma empresa contratada para o efeito e outro dos bombeiros) vão enchendo os depósitos conforme as necessidades da população.

As freguesias afectadas pela dificuldade de abastecimento público, causada pela seca que se tem vivido e pelo consequente abaixamento dos níveis dos lençóis freáticos, são: Canelas, Covelinhas, Fontelas, Galafura, Loureiro, Poiares, Vilarinho de Freires e Vinhós. De referir, no entanto, que quatro destas freguesias já sentem habitualmente problemas no abastecimento: Galafura, Vilarinho de Freires, Covelinhas e Fontelas. Além destas oito freguesias, há a registar o abastecimento a mais 500 pessoas no lugar de Costa Vale, em Godim.

As restantes freguesias do concelho, incluindo a cidade de Peso da Régua, não deverão vir a sofrer dificuldades, salienta Gil Guedes, acrescentando que assim será enquanto a EDP mantiver o caudal do rio Douro com os parâmetros de navegabilidade que se têm verificado até agora.

O vereador da autarquia fez ainda questão de frisar que o município de Peso da Régua está a fornecer diariamente 115 mil litros de água, extraída do Douro, ao município vizinho de Tabuaço.

Devido ao agravamento do problema de abastecimento, causado pela seca cada vez maior, a Câmara Municipal da Régua está a sensibilizar a população para a poupança e um consumo racional de água.



PARTILHAR:

Garantida a ligação a Paris

X Feira da Maçã, Vinho e Azeite