O governo vai reforçar o orçamento do Conselho das Comunidades Portuguesas (CCP), anunciou hoje o secretário de Estado da tutela, sem avançar números sobre o reforço prometido.
\"O reforço será o suficiente para que o conselho funcione até ao final do ano\", disse António Braga, depois de uma reunião de cerca de duas horas com alguns conselheiros do CCP.
Este reforço será destinado não só às actividades do CCP, mas também à organização do Plenário Mundial do conselho, que vai decorrer no final de Junho.
O ensino do português no estrangeiro foi outro dos temas do encontro, sobre o qual o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas assumiu ser \"uma prioridade do governo\".
\"Tentaremos abordá-lo nas várias complementaridades que é preciso fazer, nomeadamente em contexto no sistema educativo dos países de acolhimento, em contexto de iniciativas certificadas quer das comunidades quer do próprio estado português\", explicou António Braga.
O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas afirmou ainda que está a ser feita um \"levantamento das necessidades ao nível dos consulados\", de forma a permitir Sa desburocratização dos processos\".
ACA.