O secretário de Estado das Comunidades português, José de Almeida Cesário, chegou hoje a Toronto, primeira etapa de uma visita oficial ao Canadá, durante a qual deverá \"ouvir as comunidades portuguesas\".
Para esta tarde, o governante português, que anteriormente visitou o Brasil, tem agendada uma reunião com conselheiros das comunidades portuguesas, estando previsto para quarta-feira um encontro com as comunidades de Chatham e de London.
Todavia, alguns conselheiros, como Manuel Leal, de Otava, chamaram a atenção para o curto período de tempo que lhes foi dado para prepararem a reunião com José Cesário.
Manifestou-se, no entanto, \"esperançado\" de que algo seja decidido a propósito da criação de uma estrutura consular em Kingston.
No Consulado-Geral de Portugal, onde a reunião entre o secretário de Estado das Comunidades e os conselheiros se realiza esta tarde, decorrerá ainda uma recepção à comunidade portuguesa.
Na altura, José Cesário deverá falar, designadamente, do trabalho consular e do apoio à recolha de espólio para um Museu dos Pioneiros, já a funcionar num edifício que foi pertença do First Portuguese, a primeira associação portuguesa da província do Ontário.
Em Chatham, para onde o secretário de Estado parte na quarta-feira, haverá um encontro com a comunidade portuguesa e, ao fim da tarde, visitará London.
Naquela cidade \"maior\" do sudoeste do Ontário, como em Chatham, os portugueses ali residentes esperam que seja abordada a criação de uma estrutura consular.
José Cesário tem ainda na quinta-feira uma reunião de trabalho com membros da comissão \"50 anos - Uma Celebração Luso- Canadiana\", a qual organiza as comemorações no Ontário alusivas à emigração portuguesa, após o que regressa a Lisboa via Newark (Nova Jersey).
No Brasil, onde chegou dia 13, o governante português participou em São Paulo numa festa de Natal na Casa de Portugal, manteve um encontro com conselheiros das comunidades portuguesas (São Paulo e Santos) e efectuou uma deslocação ao Centro Português de Santos.
Esteve ainda no Rio de Janeiro, onde se deslocou à Casa de Viseu e participou numa festa de Natal no Arouca Barra Clube, visitou o Lar Rainha D. Estefânia da Real e Benemérita Sociedade Portuguesa Caixa de Socorros D. Pedro V e o Real Gabinete de Leitura do Rio de Janeiro.