Era uma morte anunciada. O encerramento da secundária de Carvalhais, em Mirandela, já estava definido no acordo de colaboração entre o Ministério da Educação e a Câmara Municipal para a requalificação das ofertas educativas do concelho, estabelecido em Fevereiro deste ano com o então titular da pasta, David Justino.

Ficou estabelecido que o Ministério da Educação iria deliberar a extinção da escola secundária de Carvalhais, sendo fundida na de Mirandela, dado o seu reduzido número de alunos, cerca de 70, mas assegurando que os professores, alunos e funcionários seriam integrados no segundo estabelecimento.

As instalações vão servir, afora, para o funcionamento provisório do agrupamento vertical das escolas de Carvalhais, que será criado a partir do agrupamento horizontal de Carvalhais, além de um jardim-de-infância da rede pública, para fazer face à enorme lista de espera que existe na cidade mirandelense, assegurando a autarquia o transporte das crianças.

No último ano, a secundária de Carvalhais teve os piores resultados do ranking das escolas. Mas o então presidente do Conselho Executivo, José Machado, considera que o número reduzido de alunos do 12ºano, cerca de uma dúzia, \"não podem ser considerados em termos estatísticos. Não é por aí que se pode revelar o desempenho da escola\", acrescenta.

José Machado explica que os alunos que frequentavam a secundária de Carvalhais \"eram provenientes do meio rural, sendo na maioria jovens com poucas expectativas de futuro\", provavelmente algumas das justificações para os fracos resultados.



PARTILHAR:

Residiam num acampamento cigano

Autarcas marginais