A ministra da Administração Interna garantiu que "não está em causa" a segurança no túnel do Marão apesar do atraso na entrega dos equipamentos individuais aos bombeiros que atuam naquele trajeto.

Constança Urbano de Sousa, que falava à margem da inauguração do novo quartel dos bombeiros sapadores de Braga, lembrou que o ministério que dirige foi "hoje" confrontado com o facto de os bombeiros que atuam no Túnel do Marão, aberto há cerca de um mês, não terem ainda os referidos equipamentos.

O Ministério da Administração Interna anunciou hoje ter solicitado um inquérito urgente à Autoridade Nacional de Proteção Civil para apurar responsabilidades no atraso da entrega dos equipamentos individuais aos bombeiros que atuam no Túnel do Marão.

"Não está em causa, de todo, a segurança dos utentes [do Túnel do Marão]. A questão dos equipamentos foi uma questão com que fomos confrontados no dia de hoje. Deviam ter sido distribuídos pela Infraestruturas de Portugal, abrimos um inquérito para apurar todo este processo", disse.

O Túnel do Marão, inserido na autoestrada que liga Amarante a Vila Real, entrou em funcionamento no dia 08 de maio. Antes da abertura, os bombeiros que ali vão atuar receberam formação específica em Espanha sobre modos de atuação nestes cenários e receberam ainda a promessa de entrega de equipamentos de proteção individual (EPI).

No entanto, passado quase um mês esses equipamentos ainda não chegaram às corporações da Cruz Branca e Cruz Verde (Vila Real) e Amarante e Vila Meã.

O MAI, em comunicado, "confirma que está atrasada a entrega dos equipamentos aos corpos de bombeiros da primeira linha de atuação, em matéria de socorro, no Túnel do Marão".

Referiu ainda que "só hoje foi dado conhecimento desta situação ao Ministério da Administração Interna".

E, em consequência, o secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, decidiu solicitar à Autoridade Nacional de Proteção Civil "a abertura de um inquérito para apurar responsabilidades com caráter de urgência".

"O processo está a ser desenvolvido atendendo à necessidade dos devidos ajustes técnicos", refere ainda a nota do MAI.

Antes da abertura do túnel foi realizado o simulacro de um acidente dentro do empreendimento, que envolveu as corporações em causa, ainda o INEM e a GNR.

Nesse dia, o secretário de Estado procedeu ainda à entrega simbólica de quatro conjuntos desse equipamento a cada um dos quatro corpos de bombeiros com intervenção no túnel.

Segundo dados da Infraestruturas de Portugal (IP), o tráfego diário nesta nova autoestrada é de cerca de 10 mil veículos.
Lusa



PARTILHAR:

Empresários de Vila Real afirmam que o interior perde "bom aliado"

A primeira Feira de Ciências em Bragança