Seis equipas de outras tantas escolas do distrito de Vila Real participaram, ontem, no auditório do Instituto Português da Juventude, na final distrital do concurso «Entre Palavras - 3.º Fórum da Leitura e Debate de Ideias».

Foram seleccionadas para representar o distrito na final nacional, que se realizará a 6 de Junho, no Porto, as equipas das escolas António Natividade, de Mesão Frio, e Júlio Carvalhal, de Valpaços.

Cerca de 230 alunos, integrados em claques bastante animadas, assistiram às provas destas duas escolas vencedoras, e ainda das escolas de S. Pedro, Vila Real, Secundária com 3.º Ciclo de Cerva, Ribeira de Pena, Colégio Salesiano de Poiares, Peso da Régua, e António Granjo, de Chaves.

Na primeira fase destacou-se claramente a Escola Secundária com 3.º Ciclo Básico de S. Pedro, com o tema da anorexia/bulimia. Um grupo que integrou depois a equipa A com a Secundária com 3.º Ciclo António Granjo, de Chaves. Em conjunto, partiram em vantagem para a fase seguinte, mas o tema fundamentalismo e os 20 minutos disponibilizados pelas regras para preparar o debate foram melhor aproveitados pelos opositores. Os argumentos contra a intervenção da força das Nações Unidas no Iraque e a convicção dos alunos de Mesão Frio e Valpaços, da equipa B, rebatendo as \"boas intenções\" americanas, convenceram o júri.

Os professores Nuno Gramaxo e Álvaro Faria elogiaram \"os progressos desde a última edição\", mas sugeriram \"melhor preparação para a final\". De entre os dez temas propostos pelo JN, parceiro da iniciativa, os alunos de Vila Real escolheram, ainda, discutir a sexualidade, a música e a violência doméstica.



PARTILHAR:

«Torguianos» exaltam obra viva

«Torga Retratos e Paisagens»