A Câmara Municipal de Chaves já aprovou o lançamento do concurso para a escolha do projecto de execução do Centro Escolar de Santa Cruz/Trindade, um dos dois previstos para o núcelo urbano no âmbito da Carta Educativa do concelho.

O novo equipamento vai custar cerca de 7,5 milhões de euros, terá capacidade para acolher cerca de 750 alunos do primeiro e segundo ciclos do Ensino Básico e, se tudo correr conforme o previsto, o projecto deverá ficar concluído em 2010.

Na percepção do presidente da Câmara Municipal de Chaves, João Baptista, a concretização desta obra, \"de primeira linha\", é \"um passo de gigante para uma rede de ensino de qualidade\".

Seis escolas encerradas

Entretanto, no meio rural, este ano, segundo o autarca, vão encerrar seis escolas do Primeiro Ciclo do Ensino Básico, todas elas com menos de dez alunos Calvão, Paradela de Monforte, Vilarinho das Paranheiras, Arcossó, Oura e Vilas Boas.

O ano passado, das 82 existentes, encerraram 38. Em contrapartida, no que respeita aos jardins de infância, garantiu João Baptista, não vai encerrar nenhum. Nem mesmo o da aldeia de Argemil, que irá funcionar apenas com um aluno.

Subsídio a prolongamento

Em termos de apoio a alunos carenciados do Primeiro Ciclo do Ensino Básico, além de um aumento em cerca de 10 euros, a novidade deste ano é a decisão de subsidiar o pagamento da parte que cabia às famílias para assegurar o prolongamento de horário aos alunos do ensino pré-primário, equivalente a 3,5 euros por cada meia hora.

Tal apoio destina-se apenas a famílias carenciadas. Alguns aumentos vão verificar-se igualmente na verba anual que a Câmara Municipal de Chaves atribuiu às escolas para despesas com limpeza, tinteiros e aquecimento.



PARTILHAR:

Museu Etnografia e da Memória

Numa reunião realizada na Régua