A área do apoio social no distrito de Bragança vai contar com um investimento de seis milhões de euros, destinados maioritariamente a seis projectos.
Três destes projectos destinam-se à área da deficiência, de onde se destaca a construção de um lar residencial, com residências autónomas e centro de actividades ocupacionais para mais de 70 utentes.
Este espaço será dinamizado pelo Centro Social dos Santos Mártires, sediado na cidade de Bragança, cuja empreitada está orçamentada em 1,3 milhões euros.
Com candidaturas aprovadas estão também a CERCIMAC de Macedo de Cavaleiros e a APPACDM de Mirandela, que também vão investir na construção de lares residenciais, destinado a pessoas com necessidades especiais.
Tratam-se de acções financiadas com quatro milhões de euros pelo POPH (Programa Operacional do Potencial Humano).
Terceira idade
As restantes candidaturas destinam-se ao apoio à terceira idade, nomeadamente a construção de um lar de idosos em Rebordelo, no concelho de Vinhais, com capacidade para 30 utentes, bem como a ampliação do lar de São Pedro dos Serracenos (Bragança) e ainda a construção de um lar de idosos pela Santa Casa da Misericórdia de Mogadouro.
A directora distrital da Segurança Social, Teresa Barreira referiu que se tratam de investimentos também importantes na criação de mais postos de trabalho, nomeadamente emprego qualificado.