Os sons das gaitas-de-foles dos Lenga-Lenga abrem hoje, sexta-feira, às 22.30 horas, no Parque das Eiras, a 10.ª edição do Festival Intercéltico de Sendim, em Miranda do Douro, que decorre até depois de amanhã, domingo.
As honras de abertura vão para os gaiteiros de Sendim, que aproveitam a celebração da folk para apresentarem o seu primeiro trabalho discográfico, com 14 temas e que dá pelo nome de \" L Teçtemunho\".
O primeiro dia do FIS terá também em palco a voz única da castelhana Maria Salgado, ficando o fecho do primeiro dia a cargo dos suecos Hedningarda.
O segundo dia da festa da folk vai ter em palco os asturianos Llan de Cubel, os portugueses Brigada Victor Jara e os bascos Korrontzi.
Estes são alguns dos ingredientes para que o FIS se continue a afirmar com um dos festivais de referências no panorama da música folk, não só na Península Ibérica, mas a nível europeu.
O festival contemplará uma serie de actividades paralelas, em que a peculiar cultura mirandesa estará em destaque em iniciativas como várias homenagens a antigos músicos, apresentação de discos e animação de rua ao som de gaiteiros e tamborileiros da zona transfronteiriça do rio Douro.
Se o festival assinala uma década de existência, Mário Correia, o fundador do FIS, sempre vai dizendo que \"estou altamente recompensado porque se trata de um misto de aventura e de loucura, com muitas incertezas e outras tantas indefinições, já que, há dez anos, era um projecto ousado e a música folk estava ainda longe de alcançar o que hoje ninguém lhe nega\".
O director do festival vai ainda mais longe garantindo que \"o Intercéltico construiu ao longo destes dez anos um modelo de programação coerente e assente em critérios que se revelaram eficazes\".
Ainda na opinião de Mário Correia, o festival deve continuar a apostar numa programação que tenha em consideração as relações de proximidade e de partilha cultural com os vizinhos espanhóis, privilegiando os contextos ibéricos da expressão folk\".
Outra das novidades apresentadas neste ano centram-se nas melhorias das condições do recinto do festival, sendo que no local serão igualmente instalados dispositivos para ajudar a prevenir o contágio da gripe A.