A Câmara de Carrazeda de Ansiães e o Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente da GNR (SEPNA) estão a sensibilizar a população para os cuidados a ter em época de incêndios e para as penalizações aplicadas a quem infringir a lei. Já decorreu uma sessão na sede do concelho e haverá mais nas maiores freguesias, de modo a que a mensagem chegue ao maior número de pessoas.
O concelho de Carrazeda é um dos que apresentam maior risco de incêndio, no distrito de Bragança, no entanto, é \"difícil\" passar a mensagem. \"O envelhecimento da população\" é, segundo o vereador António Augusto, a principal causa.
Aliás, a eficácia das sessões de esclarecimento está a levantar dúvidas aos presidentes de junta. \"Costumam ser pouco participadas e por isso nada adiantam\", sustenta o presidente da Junta de Castanheiro do Norte, Sérgio de Castro.
O autarca entende que a melhor forma de prevenir seria \"auxiliar financeiramente o lavrador para limpar as suas matas\". Na sua opinião, os meios aéreos, embora necessários, não são eficazes em muitos incêndios. \"Se dessem parte do que se gasta com a aviação ao agricultor, depois de este limpar as suas matas, teríamos uma melhor prevenção\", completa o presidente de Junta.