Um septuagenário é suspeito de ter matado hoje a ex-mulher alegadamente com uma arma de fogo, em Vila Real, segundo disseram à agência Lusa fontes da PSP e testemunhas no local.
A fonte da PSP referiu que o homem terá matado a mulher numa habitação localizada no centro da cidade de Vila Real, tendo tentado suicidar-se de seguida, mas foi transportado com vida para o hospital de Vila Real.
Segundo testemunhos recolhidos no local, o homem e a mulher, ambos septuagenários, estavam separados e residiam no mesmo prédio, mas em apartamentos diferentes.
Havia ainda, segundo as testemunhas, antecedentes de violência doméstica entre o casal.
A PSP foi chamada ao local e, posteriormente, acionada a Polícia Judiciária de Vila Real que vai investigar o caso.
De acordo com a página da Internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, o alerta foi dado às 18:50 e para o local foram mobilizados oito operacionais e quatro viaturas, entre bombeiros e PSP.
Atualização às 15h do 15.05.2021
Em 2013, Fernanda denunciou uma alegada ameaça do ex-marido com recurso a uma arma de fogo. Em consequência dessa denuncia, a PJ fez uma busca ao apartamento de Damásio, onde foi encontrada uma "ferrugenta pistola de calibre 6,35 milímetros", com sinais de não ser manuseada "há muitos anos", arma esta apreendida e entregue ao Ministério Publico.
Porém, segundo fonte do tribunal, a arma seria devolvida pouco depois ao homem de 75 anos, por não ter sido feita prova da sua exibição na pretensa ameaça. Segundo o apurado, a arma utilizada por Damásio para assassinar a ex-mulher e tentar o suicídio "é muito semelhante à que lhe foi devolvida pelo MP".
Quarta-feira, dia 12 de maio, véspera do crime, o homem reformado esteve a ser mais uma vez inquirido na PSP, por alegada nova intimidação à ex-mulher.
O homem terá negado e responsabilizado a ex-mulher pelas discussões constantes.
Uma última atualização para referir que o home acabou por falecer no hospital.
Saida da ambulância com o corpo da vítima
Fotografias e vídeos: AP e CES