O Departamento de Serviços Sociais de Massachusetts necessita de famílias portuguesas residentes na área de New Bedford para o seu programa de "Foster Parents", um serviço de acolhimento de crianças de ambos os sexos impedidas de viver com os pais naturais e que, em português, se poderá traduzir por pais temporários, uma vez que esse acolhimento é só até aos 18 anos.
Alda Lopes, assistente social do programa Foster Parents, explicou-nos o funcionamento do programa:
"O objectivo é proporcionar a crianças cujos pais naturais têm problemas sociais ou económicos um lar onde encontrem o carinho e as atenções indispensáveis a um crescimento normal, até que possam ser de novo confiadas aos pais naturais. Qualquer pessoa pode pode ser pai temporário, o essencial é gostar de crianças e ter condições para as acolher. O Departamento de Serviços Sociais investiga essas condições e os candidatos têm que frequentar oito sessões de treino, cada uma com três horas de duração.
Todas as despesas são cobertas pelo Departamento, que atribui $14.92 por dia para crianças até aos 5 anos; $15.47 dos 6 aos 12 anos e $17.16, dos 13 aos 18 anos. Além destas verbas, o DSS atribui ainda uma verba suplementar quatro vezes por ano para compra de vestuário. A criança está coberta por seguros médicos, pelo que os pais temporários não suportam quaisquer encargos pela crianças que acolherem".
Segundo Alda Lopes, há na comunidade portuguesa crianças que precisam de pais temporários. Casos de mães solteiras sem condições para criar os filhos ou crianças retiradas aos pais por ordem do Tribunal de Menores, devido a negligência ou violência. Contudo, escasseiam pais temporários portugueses.
"Há casos de crianças nascidas em Portugal, que têm pouco ou nenhum conhecimento da língua inglesa e que necessitam de ser colocadas em famílias que compreendam a sua língua e os seus hábitos. Daí a necessidade de pais temporários portugueses".
Os pais temporários têm opção de escolher o sexo e a idade da criança que pretendam acolher, podendo a qualquer altura desistir de participar no programa, bastando notificar os serviços num prazo de 10 dias.



PARTILHAR:

Pais temporários

15 grupos no Dia Mundial da Música