Os estudos “Conhecimento dos Mercados Internacionais” e "Cooperação Empresarial” foram apresentados no âmbito do Projeto “Ação Coletiva de Promoção Internacional do Setor dos Vinhos e Agroalimentar da Região do Douro”.

 

Decorreram ontem, dia 11 de junho, duas sessões de apresentação no Regia Douro Park, promovidos pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Vila Real no âmbito do projeto “Ação Coletiva de Promoção Internacional do Setor dos Vinhos e Agroalimentar da Região do Douro”.

Pelas 10h30, foi apresentado o estudo “Conhecimento dos Mercados Internacionais”, da autoria do professor Pedro Teixeira Pereira, da Upper School do CLIP – The Oporto International School. Por motivos de ordem pessoal, projeto não foi apresentado pelo seu autor, substituindo-o o professor Alexandre Almeida.

Este estudo visou, essencialmente, identificar um número alargado de países com potencial de exportação para os produtos da região do Douro, através da análise de diferentes critérios, desenvolver estratégias de internacionalização eficazes, de acordo com cada um dos mercados estrangeiros analisados, definir um grupo de países com alto potencial para os produtos do Douro, bem como analisar cada um dos mercados dos quatro países escolhidos, Estados Unidos, China, Suíça e Canadá, mediante a metodologia aplicada.

Já na parte da tarde, a partir das 15 horas, teve início a sessão a apresentação da ação 4, intitulada “Cooperação Empresarial”. A sua apresentação esteve a cargo de Carlos Saraiva e Liane Pacheco Pereira, autores da proposta de estruturação e organização da rede, e de Samuel Tapada, responsável pela criação da plataforma relacional para a gestão da rede.

 

As empresas e produtores interessados, podem já inscrever-se no projeto, através do endereção de email: [email protected]

 

Em suma, este projeto tem como objetivos aumentar a cooperação entre as empresas com o intuito de criar escala em termos de volume de produção, que permita alcançar mercados internacionais de maior dimensão, promover parcerias entre empresários do mesmo setor, mas com volumes produtivos diferentes, dinamizar o contato entre empresas, universidades e instituições do meio científico, de modo a promover a inovação de processos e meios, desenvolvendo uma plataforma relacional, em que os vários agentes possam comunicar livremente e partilhar know how, além de incrementar parcerias que agreguem entidades que possam, mais facilmente, unir-se para levar os produtos da região a mercados de valor elevado no estrangeiro, em países alvo.

“O projeto de cooperação empresarial pretende, essencialmente, colocar em contacto empresas, de maior ou menor dimensão, a universidade e outros agentes de relevo nas áreas vinícola e agroalimentar. A criação de parcerias com vista à internacionalização das empresas é a meta principal desta cooperação, que pretendemos que seja ativa e aberta”, explicou Liane Pacheco Pereira ao Diário de Trás-os-Montes.  

De acordo com a responsável, “o contato entre todos os interessados será conseguido através de uma plataforma relacional, que funcionará online, onde todos se podem inscrever gratuitamente e beneficiar de um repositório de ficheiros, da criação de grupos com interesses comuns, da publicação de artigos, estudos ou até mesmo dúvidas, que outros agentes possam esclarecer”, acrescentando que “com isto pretende-se criar uma verdadeira rede de parceiros, um intercâmbio de ideias e saber a possibilidade de criação de sinergias que visem a criação, desenvolvimento e dinamização de estratégias de internacionalização dos produtos desta região”.

 


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

Identificado por pesca ilegal em Torre de Moncorvo

Festival mistura rock, soul, blues e jazz e tem entrada gratuita em Alijó