O presidente da República, Cavaco Silva, vai passear, domingo, pelo Parque Natural do Douro Internacional, no âmbito de um périplo de três dias por Trás-os-Montes dedicado à Natureza, Idosos, Saúde, Educação e Cultura.
Cavaco Silva dedicará um dia completo à Conservação da Natureza e aos parques (áreas protegidas), em que vai descer o rio Douro partilhado por Portugal e Espanha, numa viagem de 120 quilómetros, com passagem pelos quatro concelhos do Parque Natural do Douro Internacional (PNDI).
O chefe de Estado começa a manhã de domingo com um passeio de barco, em Miranda do Douro, experimentando uma das atracções turísticas desta área protegida transmontana.
Durante a viagem, será posto ao corrente dos projectos previstos para este parque natural criado há dez anos, e almoçará depois no parque de merendas do Juncal, em Mogadouro.
Segue-se outro concelho do PNDI, o de Freixo de Espada à Cinta, onde o presidente da República desfrutará da vista sobre as duas margens do Douro Internacional, num dos miradouros mais procurados da região, o Penedo Durão.
O passeio pelo Douro Internacional termina no último concelho do parque, o de Figueira de Castelo Rodrigo, já no distrito da Guarda, com um encontro com vigilantes da natureza e a largada de aves recuperadas, que vão ser devolvidas aos habitas naturais.
No dia anterior, sábado, o presidente da República inaugura, em Alfândega da Fé, o novo edifício do pólo escolar que reúne todas as crianças do primeiro ciclo do ensino básico do concelho.
A autarquia local foi a primeira a avançar, há seis anos, com o processo de concentração de alunos e escolas num pólo escolar que tem funcionado em instalações provisórias.
As crianças já frequentaram o novo edifício no último ano lectivo, mas caberá, sábado, ao presidente da República oficializar a inauguração.
O chefe de Estado ouve depois os autarcas da região, num encontro, em Mogadouro, e termina o dia em Miranda do Douro, ao inaugurar a unidade de cuidados continuados.
O périplo presidencial começa sexta-feira, em Vila Real, onde vai entregar ao escritor e ex-adversário nas eleições presidenciais, Manuel Alegre, o prémio Dom Diniz, galardão atribuído pela Fundação da Casa de Mateus desde 1981.
A cerimonia terá lugar precisamente na Casa de Mateus, depois de Cavaco Silva entregar, na Câmara de Vila Real, os chamados «skeepers», no âmbito do projecto social «Câmara Amiga».
Os «skeepers» são aparelhos que os idosos usam ao pescoço e lhes permite, em caso de se sentirem mal, carregar num botão para pedir ajuda, o que activa uma chamada para determinados números de telefone.