A Polícia Judiciária (PJ) anunciou esta quarta-feira a apreensão de «significativas quantidades» de material explosivo ilegal em 12 pedreiras do distrito de Vila Real e a detenção de quatro imigrantes com permanência ilegal no país.
A apreensão foi efectuada terça-feira pela extensão de Vila Real da Directoria do Porto da PJ durante uma operação destinada à detecção de engenhos explosivos ilegais e à localização de cidadãos estrangeiros também em situação ilegal em Portugal.
A PJ, em colaboração com o comando da GNR de Vila Real e o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, fiscalizou 12 pedreiras dos concelhos de Montalegre, Mondim de Basto, Sabrosa, Vila Pouca de Aguiar, Valpaços e Vila Real.
No decorrer da operação foram constituídos arguidos seis indivíduos responsáveis pela exploração das pedreiras e apreendidas «significativas quantidades» de material explosivo, como pólvora, detonadores, cordão detonante e cordão lento/rastilho, em situação «totalmente ilegal».
Foram ainda identificados 20 cidadãos estrangeiros a trabalhar naquelas pedreiras, sendo maioritariamente oriundos de países do Leste Europeu.
Quatro destes trabalhadores, designadamente três ucranianos e um georgiano, foram detidos por permanência ilegal em território português e presentes a tribunal durante a tarde de hoje, desconhecendo-se por enquanto as medidas de coação aplicadas.