O concelho de Vila Real tem em marcha um conjunto de projectos inseridos no Plano Municipal de Defesa da Floresta, que representam um investimento total de 1,3 milhões de euros.

\"A intervenção, que durará até finais do próximo ano, abrange cerca de metade das freguesias do concelho e implica operações de silvicultura, limpeza lateral de caminhos, a marginação de terrenos agrícolas e aglomerados populacionais, melhoria da rede viária, nova sinalética e a construção de quatro zonas de lazer nas áreas da Senhora da Pena, Senhora da Guia, Mão do Homem e S. Cibrão\", disse Álvaro Ribeiro, da Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios.

A iniciativa, que inclui ainda várias acções de sensibilização, está a envolver actividades com cerca de 2500 crianças do primeiro ciclo do ensino básico, em conjunto com os agrupamentos escolares. Outra das áreas de intervenção previstas passa por acções de fogo controlado, com vista à criação de descontinuidade nas florestas e para garantir pastagens de forma adequada, nas áreas das freguesias de S. Miguel da Pena, Vila Cova e Campeã.

O vereador responsável por este projecto, Domingos Madeira Pinto, recordou que, também no âmbito da defesa da floresta, \"já foi aprovada uma candidatura para a criação de uma equipa de sapadores florestais, com cinco elementos, com gestão a cargo da Associação de Produtores Florestais da Campeã, estando prevista a criação de mais três equipas\".



PARTILHAR:

«Significativas quantidades»

Escola Básica de Senhora da Pena