Mirandela está sob um manto de nevoeiro, fenómeno que é habitual neste zona e nesta época do ano, associada a uma baixa temperatura invernal, cerca de -3 graus que provoca um fenómeno apelidado de sincelo ou sanceno e que mantêm a zona com aspecto de geada branca, nevada leve mas que se torna num fenómeno de grande atração para os forasteiros.
Segundo o wilipédia podemos registar “Sincelo é um fenómeno meteorológico que acontece em situações de nevoeiro aliado a uma temperatura de -2 °C a -8 °C e resulta do congelamento das gotas de água em suspensão quando estas entram em contato com a superfície. Quando sob um nevoeiro muito denso, pode produzir o mesmo efeito que uma nevada e ocorrer a precipitação de cristais de gelo em pleno nevoeiro, sem haver nuvens no céu. Não deve ser confundido com geada”
“Em Portugal o fenómeno ocorre alguns dias por ano com relativa regularidade nalguns invernos, embora não todos, no interior-norte do país, sobretudo em Trás-os-Montes onde o nevoeiro em noites de fortes inversões térmicas persiste com temperaturas negativas.”
Fotos: António Pereira
Album fotográfico no nosso facebook
https://www.facebook.com/pg/diario.tm/photos/?tab=album&album_id=2070662499684668