Alfândega da Fé galardoada com o primeiro lugar no ranking de “Acessibilidade, Navegabilidade e Facilidade de Utilização” dos sites das câmaras municipais.

 

Alfândega da Fé ficou classificada em primeiro lugar no ranking relativo ao critério “Acessibilidade, Navegabilidade e Facilidade de Utilização” do seu site, numa distinção feita pelo Observatório da Sociedade da Informação, da Universidade do Minho, no passado dia 5 de maio. O 1º prémio foi atribuído a Alfândega da Fé na cerimónia de apresentação púbica dos resultados da 9ª edição do Índice da Presença na Internet das Câmaras Municipais 2016 (IPIC 2016) que decorreu na sede da Microsoft Portugal, em Lisboa.

A sessão de atribuição de prémios contou com a presença do Secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel, dos responsáveis da Microsoft Portugal, parceiros nesta iniciativa, e da equipa da Universidade do Minho.

O estudo avalia a presença na Internet das 308 câmaras municipais portuguesas estabelecendo um ranking nacional de acordo com quatro critérios: Conteúdos-Tipo e Atualização; Acessibilidade, Navegabilidade e Facilidade de Utilização; Serviços Online e Participação. No segundo critério, “Acessibilidade, Navegabilidade e Facilidade de Utilização” dos sítios Web das câmaras municipais são analisados treze indicadores relacionados com a qualidade da utilização dos sítios Web, nomeadamente o posicionamento nos motores de busca, o tempo de carregamento da página, a acessibilidade através de diferentes sistemas operativos, navegadores e dispositivos móveis, a acessibilidade para cidadãos com necessidades especiais, a qualidade da navegação e a existência e funcionalidade do motor de busca interno.

Alfândega da Fé obteve a melhor classificação, posicionando-se em 1º lugar no ranking relativo a este critério. Enquanto as Câmaras de Macedo de Cavaleiros, Vila Flor e Vimioso conseguiram a terceira posição. Destaque ainda para a subida de Alfândega da Fé no ranking global do IPIC 2016, da 214ª para a 12ª posição, subindo 202 lugares desde a última avaliação. Uma melhoria significativa da presença na internet do município de Alfândega da Fé que se reflete também na categoria Municípios Pequenos, onde ocupa os lugares cimeiros, obtendo o quinto lugar de entre os 185 municípios com menos de 20 000 habitantes.

 

O relatório integral pode ser consultado aqui: http://gavea.dsi.uminho.pt/wp-content/uploads/2017/05/Ipic2016_Pub2017_V...

 

 



PARTILHAR:

Incêndio no super mercado E. Leclerc de Chaves

Feira Regional de Agricultura em Macedo de 19 a 21 de maio