O Pinhão, freguesia do concelho de Alijó, tem uma praia fluvial «falsa». Na sua toponímia existe o termo «Praia Fluvial». O mesmo acontece nos roteiros turísticos, mas não há existe nenhuma praia na vila. Nem sequer há um local para banhos, um palmo de areia, nem qualquer zona de lazer ribeirinha adequada à indicação, apesar de a zona possuir uma frente virada para o rio Douro, de cerca de 500 metros.

Esta situação caricata está a ser analisada pelo presidente da Junta de Freguesia do Pinhão, Pedro Perry, que pondera altera as placas toponímicas existentes. \"Não fica bem à terra ainda possuir alusões a uma praia fluvial que já não temos, embora bem gostássemos da ideia. Vamos ter que fazer alterações nos nomes que estão relacionados com a zona ribeirinha\".

O curioso é que o termo \"Praia Fluvial do Pinhão\" também ainda aparece nos roteiros turísticos alusivos ao Alto Douro, facto que induz em erro muitas vezes os turistas. Segundo o autarca, a origem da denominação praia fluvial está relacionada com o facto de, \"antes da construção da barragem de Bagaúste e a consequente formação da albufeira, o Pinhão tinha, precisamente na zona da foz do rio que dá o nome à vila, um extenso areal frequentado por muitos banhistas.

Até aos anos 60 era mesmo um local muito procurado. Uma situação que depois foi alterada após a conclusão do empreendimento hidráulico, cujas águas submergiram a então praia. Foi-se a praia, mas ficou o nome nas placas e nos roteiros.



PARTILHAR:

Geminação com Ossining

O Museu do Douro.