O número de infetados com o novo coronavírus no Agrupamento de Escolas de Mogadouro (AEM), distrito de Bragança, subiu hoje para 10, após testes a duas turmas do 6º e 12º anos, revelou à Lusa o presidente da câmara.
"Hoje, por informação da Autoridade da Saúde (AS), tive conhecimento de que, após a realização de testes a duas turmas de 6º e 12º ano, num total de 32 alunos, foi detetado um novo caso positivo para o novo coronavírus numa aluna de 6º ano”, disse o autarca, Francisco Guimarães.
O diretor do AEM, Silvano Cancela, referiu que 53 alunos estão em "isolamento profilático", seguindo as aulas por via digital.
Na quinta-feira, o número de infetados no AEM subiu para quatro para nove, após cinco confirmações de infeção em alunos, revelou o diretor da instituição.
Na segunda-feira, a Proteção Civil Municipal de Mogadouro indicou que dois professores e dois alunos do AEM "testaram positivo para o novo coronavírus".
"Os casos conhecidos na quinta-feira, num total de cinco, indicavam que alunos são todos familiares e vivem na mesma localidade", disse, na quinta-feira, o diretor do AEM.
Silvano Cancela ressalvou que todos estes alunos, por decisão voluntária dos encarregados de educação, "não frequentaram as atividades letivas desde 09 de outubro”.
Segundo a Proteção Civil Municipal, o concelho de Mogadouro tinha, até às 13:00, 37 casos de doença ativa.
Portugal contabiliza pelo menos 2.198 mortos associados à covid-19 em 101.860 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).
Foto. AP