As obras para a instalação Unidade de Saúde Familiar (USF) de Vila Real começaram esta semana, prevendo-se que estejam concluídas até Dezembro para dar cobertura a 16 mil utentes, anunciou hoje fonte da Sub-região de Saúde.

O coordenador da Sub-região de Saúde de Vila Real, José Maria Andrade, disse à Agência Lusa que só foi apresentada uma candidatura para a criação de uma USF no distrito, a qual ficará instalada no Centro de Saúde Dois, em Mateus, Vila Real.

Segundo o responsável, esta USF entrará em funcionamento após a realização das obras de adaptação daquele centro de saúde, as quais tiverem início esta semana e deverão estar concluídas até ao final do ano.

Inicialmente previa-se que a USF entrasse em funcionamento até finais de 2006, mas problemas relacionados com o projecto de obra atrasaram o início dos trabalhos.

José Maria Andrade referiu que vão ser construídos novos gabinetes para acolher os médicos e será ainda melhorada a circulação de acesso às salas já existentes no centro de saúde.

Este centro de saúde vai passar a cobrir um universo de mais de 16 mil utentes, três mil dos quais serão provenientes do Centro de Saúde Um, no centro da cidade, por não terem médico de família atribuído.

A USF de Vila Real, onde vão prestar serviço nove médicos, nove enfermeiros e seis administrativos, vai funcionar até às 20:00, prevendo-se também a sua abertura nos fins-de-semana.

Para José Maria Andrade, as unidades de saúde têm como objectivo repor o «conceito de saúde familiar», ou seja, assegurar que o «utente seja preferencialmente acompanhado pelo seu médico de família e não num serviço de atendimento permanente por um médico que não conhece a sua história clínica».

O coordenador salientou que a Sub-região de Saúde de Vila Real «aproxima-se de uma taxa de cobertura de 100 por cento», referindo que apenas cerca de 3.000 dos cerca de 240.000 inscritos nos centros de saúde do distrito estão sem médico de família«.

Segundo o responsável, os utentes sem médico de família estão presicamente inscritos em Vila Real, pelo que esta situação deverá ficar resolvida com a entrada em funcionamento da USF.

José Maria Andrade espera também que, com a USF de Vila Real a funcionar, haja mais candidaturas para a criação de outras unidades do género no distrito de Vila Real.



PARTILHAR:

Novo bloco operatório com três salas

Escritor Transmontano