A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em Vila Real, anunciou hoje a abertura do primeiro mestrado do país em Ensino do Teatro, um curso que considera que vai ajudar «a alicerçar as artes na região».
O professor Levi Leonido, da Escola das Ciências Humanas e Sociais, referiu, em comunicado, que «este curso é o primeiro e único no país na área específica da habilitação para a docência do teatro».
Este mestrado, que tem 15 vagas disponíveis e vai funcionar a partir no próximo ano lectivo (2012-13), junta-se aos outros 40 cursos do segundo ciclo que funcionam na UTAD.
As unidades curriculares que compõem este mestrado dividem-se nos grupos Educação e Teatro e o plano de estudos compreende 240 ECTS (Sistema Europeu de Acumulação e Transferência de Créditos), que estão divididos por dois anos lectivos.
Os cerca de vinte docentes deste curso são doutorados nas áreas específicas e encontram-se inseridos em centros de investigação.
Este curso vem complementar a licenciatura em Teatro e Artes Performativas, aberta na UTAD há sete anos e que já formou 150 profissionais.
Vai ainda, acrescentou o docente, completar o ciclo formativo na área da Educação Artística, com a licenciatura, o mestrado e o doutoramento em Ciências da Educação (com parte do plano curricular adstrito à Educação Artística).
Para Levi Leonido, o novo mestrado em Ensino de Teatro vai contribuir para o «alicerçar das artes na região».
Para além da vertente didáctica, o curso aposta também na criação artística e teatral.
Neste aspecto conta com a colaboração da Câmara de Vila Real, nomeadamente no que diz respeito ao uso dos equipamentos culturais existentes na cidade para apresentações de espectáculos, performances, colóquios, conferências, concertos, entre outras actividades que decorrerão no âmbito deste ciclo de estudos.
Para o próximo ano lectivo, a UTAD não abriu vagas para os cursos do primeiro ciclo de Animação Sociocultural, no pólo de Chaves, e Ecologia Aplicada.
Em contrapartida, criou duas novas licenciaturas, designadamente Línguas, Literaturas e Culturas e Química Medicinal.
A academia transmontana conta com uma oferta de 37 cursos de primeiro ciclo. No total abriu 1365 vagas para 2012/2013, ou seja, mais 57 que no anterior ano lectivo.