A Associação Portuguesa dos Profissionais de Turismo (APTP) escolheu o Douro para palco de um congresso que, entre sexta-feira e domingo, pretende promover este destino turístico e contribuir para a melhoria do desempenho destes profissionais.
Sob o tema \"Inovar para Competir\", o congresso, que decorre em Lamego e na Régua, conta com mais de 100 participantes e prevê juntar cerca de três centenas de profissionais de turismo.
Agostinho Peixoto, presidente da APTP, considerou o Douro como um \"local excepcional e uma marca com notoriedade e excelência\".
Por isso mesmo, o objectivo da associação é promover os destinos turísticos que os acolhem procurando dar-lhes visibilidade e mostrar as várias facetas, riquezas e patrimónios que as regiões oferecem.
\"No ano passado mobilizamos quase duas centenas de congressistas aos Açores que tiveram a oportunidade de conhecer este destino turístico e este ano, para além de querermos duplicar o número de participantes, queremos dar a conhecer o Douro, pelo que está também prevista uma componente social e de lazer\" salientou.
O responsável considerou que o Douro \"está fortemente empenhado em qualificar a sua oferta turística\".
Agostinho Peixote referiu ainda que o congresso quer \"promover e dignificar as carreiras profissionais, contribuir para a melhoria do desempenho dos profissionais de turismo no decurso da sua actividade profissional e valorizar o capital humano das empresas e organizações, através da promoção de instrumentos de gestão de recursos humanos\".
Em Portugal, de acordo com o responsável, existem cerca de 500 acções de formação na área do turismo, entre licenciaturas, rede de escolas públicas ou cursos das Novas Oportunidades.
\"Não há falta de formação no país, mas sim de acções concertadas\", defendeu.
O sector do Turismo em Portugal emprega mais de 10 por cento da população activa apresentando rácios importantes de rejuvenescimento.
\"Não há desemprego nesta área\", sublinhou.
O congresso está estruturado em três painéis começando sexta-feira, na Régua, com \"Inovação no Turismo - Factor de Competitividade\", depois, no dia a seguir, Lamego acolhe o painel \"Produtos e Serviços de Turismo - Whats New?\", que dá o mote para a apresentação de alguns projectos de referência no turismo e para uma abordagem às boas práticas de recrutamento e à gestão de recursos humanos.
Para falar sobre \"Novas Visões, Mais Competências\", a APTP convidou representantes de entidades que possam facilitar a empregabilidade e indicar os perfis profissionais que actualmente apresentam uma maior procura.