As temperaturas baixas vão continuar, pelo menos até segunda-feira. E para hoje e amanhã, o Instituto Português de Meteorologia prevê a queda de neve para as terras altas do norte e centro.

O frio já se faz sentir há alguns dias e o gelo que se formou chegou mesmo a cortar a electricidade de cinco aldeias de Mirandela, que só ontem voltaram a ter energia eléctrica, vinte horas depois. Uma dessas aldeias foi Abreiro, onde há mais de uma semana não há sol. O gelo cercou toda a localidade, ficando o lagar de azeite e a padaria sem trabalhar durante várias horas devido à falha de energia. Por causa do gelo, durante a tarde de ontem os telefones também falharam, tal como a água, situações entretanto resolvidas.

Algumas zonas dos concelhos de Mirandela e Vila Flor estão mesmo debaixo de um intenso nevoeiro há quase uma semana. Um fenómeno que, juntamente com as geadas que se têm feito sentir nas últimas noites, tem \"congelado\" a paisagem. O gelo chega a confundir-se com neve.

O frio deve manter-se durante os próximos dias em Trás-os-Montes e para hoje está prevista queda de neve acima dos 600 metros. A Protecção Civil alerta para a possibilidade de haver \"piso escorregadio devido à formação de gelo\" refere o comandante Melo Gomes, do Centro Operacional de Operações de Socorro de Bragança. Melo Gomes garantiu ao DN que os seis limpa-neves do distrito de Bragança, estão operacionais e que os meios estão \"precavidos e pré-avisados\".

Em época de frio, as atenções voltam-se para aqueles que vivem na rua. No entanto, as associações de apoio aos sem-abrigo adiantam não haver nenhum plano especial para estes dias de frio. \"Vamos continuar a distribuir cobertores e agasalhos durante a noite e estamos atentos caso seja activado algum plano de ajuda\", acrescenta Lucinda Caldeira da Comunidade Vida e Paz.



PARTILHAR:

Em Abreiro e Milhais

Desvinculações de filiados