A vida moderna nos deixa severamente conectados a quaisquer telas que temos em nossa frente. Os mais jovens já nem mais dão conta de tempos de outrora, quando ficava-se à mercê da programação de poucos canais de televisão que dominavam as ondas de transmissão país afora.

Hoje, com todas as opções de streaming oferecidas na internet que te permitem acesso sob demanda a coisas bem além daquelas intermináveis reprises de sitcoms americanas, para que continuar com os métodos de consumo de media tornados ancestrais? E talvez assim seja melhor.

Mas daí, uma vez frente a estas inúmeras escolhas de entretenimento, o cérebro humano tem muitas chances de falhar. Pesquisas académicas colocam que nós começamos a ter problemas com achar o que queremos quando temos mais de 12 opções à nossa disposição, pois a sensação que nos acomete é de paralisia.

É o fenómeno que te leva à troca sem fim de canais de TV; ou a gastar muitos minutos mais do que planejado para escolher o vinho a ser levado para o jantar com amigos.

É por isso que aqui temos uma rede miúda, porém honesta, de boas escolhas a serem feitas quando você se encontrar no ciclo de escolhas aparentemente infinitas que a internet te provém. Afinal, em um mundo de abundâncias, a parcimónia é muitas vezes deixada de lado. 

 

1 – Jogos

A diversão por meio de jogos já não tem mais o corte de idade de tempos de outrora. Cada vez mais o mercado consumidor, anteriormente com dose altamente masculina, tem sido agregado com presença do sexo oposto por meio de jogos mobile e online. Tanto na App Store, da Apple, quanto na Google Play, da Google, são encontradas muitas opções de jogos gratuitos e pagos para passar o tempo livre.

E, para os que desejam aceder a esse tipo de diversão no computador de mesa, as opções são quiçá ainda mais diversas. É possível por exemplo explorar os cassinos ESC Online, que têm presença física em Portugal em Estoril, Lisboa e Póvoa de Varzim. Ou, por meio de um website como o GeoGuessr, explorar, via tecnologia Google Maps, diversos cenários mundo afora – inclusive Portugal – e competir com milhares de outras pessoas pelo apontamento mais próximo ao local indicado pelas fotos do Street View.

Além disso, temos os jogos mais tradicionais. Estes que podem ser acedidos em computadores de mesa e em consolas de videogames, com as plataformas Playstation, Xbox e Switch, têm ficado mais acessíveis até para aqueles que não cresceram com um joystick em mãos.

 

2 – Leituras

Além de oferecer um gigantesco marketplace para todos os tipos de necessidades que se tenha na vida, o titã tecnológico Amazon também tem o que é quiçá a maior loja de livros electrónicos no mundo. Em associação aos títulos, eles também oferecem o leitor de livros Kindle, que possui diversas versões de acordo com bolso e necessidades dos seus potenciais usuários.

Há também opções gratuitas para acesso a leituras. É possível ler obras no seu celular usando um dos vários leitores de livros electrónicos oferecidos sem custo nas lojas de aplicativos do iPhone e do Android. Dentre estas opções, se destaca o AnyBooks (disponível para Android), com uma vasta biblioteca de livros gratuitos.

 

3 – Aprendizagem

Ao mesmo tempo, é possível também aprender novas habilidades e funções. Uma das plataformas mais famosas para tal é o Udemy, que dispõe de cursos sobre um sem-número de assuntos criados por profissionais e entusiastas das mais diversas áreas.

Em nossos supercomputadores de bolso também não faltam opções. A mais famosa em tempos actuais é o Duolingo, uma aplicação de ensino de idiomas que foi uma das pioneiras na mistura entre jogos e aprendizado e que hoje conta com milhões de usuários por todo o mundo.

Foto: Pixabay



PARTILHAR:

Agostinho Santa mantém lugar até à criação de uma nova entidade.

Costa no quilómetro zero da EN2 para se inspirar para a nova etapa