A Câmara de Mogadouro vai iniciar a empreitada para criação de infra-estruturas básicas na segunda fase da Zona Industrial, passados cinco anos sobre a inauguração do equipamento. A nova fase custará cerca de 450 mil euros, sendo 275 mil financiados pelo programa INTERREG III.

Com o novo investimento, 12 lotes de terreno - alguns já com empresas em laboração - passarão a dispor, por exemplo, de arruamentos asfaltados, água da rede pública, saneamento e telecomunicações.

A área industrial de Mogadouro tem 55 empresas com pedidos de licenciamento efectuados, sendo que 70% delas se encontram já funcionam. A autarquia estuda já uma terceira fase, que comportará lotes de maiores dimensões, para cativar empresários de fora do concelho. A desmatação da área vai começar em breve, estando previsto, para tal, um investimento de cerca de um milhão de euros, a submeter à aprovação do IV Quadro Comunitário de Apoio.

Segundo o vereador António Pimentel, o esforço financeiro será significativo, mas a Câmara confia que todo o investimento vai gerar postos de trabalho. O desemprego, no município, ainda não é extremo, mas começa a notar-se, especialmente entre as mulheres. \"A desertificação é um dos problemas mais graves do Interior. Apesar de não haver esperança na instalação de empresas de grande dimensão, com pequenas e médias indústrias também se ajudará a fixar as pessoas\", diz.



PARTILHAR:

Jovem de risco

Evadido de Izeda