A escritora e poetisa Teresa Ferreira, apresenta “Minha Terra, Meu Lar” e “Há Dias Felizes” dois livros de poesia dedicados à região transmontana.

A Casa de Trás-os-Montes e Alto Douro (CTMAD) em Lisboa, foi o local escolhido pela escritora e poetisa transmontana, para a apresentação dos seus dois livros “Minha Terra, Meu Lar” e “Há Dias Felizes”. 

Um projeto que pretende divulgar através de poemas e fotografias sobre a região transmontana, “estes livros são um projeto que não tem fim a nível número de obras que vão ser publicadas, o meu objetivo é usar a poesia como tapete de flores, para divulgar a região de Trás-os-Montes”, refere.

Foi entre o interior norte e o mar de Oeiras, que a autora se inspirou para criar os poemas que retratam a região transmontana, repleta de tradições, costumes e cultura, associados a narrativas fotográficas únicas. Sempre “como base levar poesia e cultura às pessoas”, a autora reforça a ideia de que “este projeto não se esgota, porque há muito que mostrar em Trás-os-Montes”.

Natural de Torre de Dona Chama, estudou em Mirandela e Bragança, frequentou a faculdade em Lisboa onde se licenciou e reside. Atualmente exerce funções como Técnica Superior Especialista em Estatística no INE (Instituto Nacional de Estatística). Com uma paixão pela terra que a viu nascer, Teresa Ferreira relembra que, ainda hoje sente a mesma “magia” quando está por terras transmontanas: “a terra tem um apelo enorme, quando lá vou pareço uma criança, vou para os montes, subo fragas à procura de património cultural, gosto muito de arqueologia, procurar, estudar e identificar”.

A apresentação contou com a presença do Presidente da Casa de Trás-os-Montes e Alto Douro, Dr-º Hirondino Isaías, pela vogal do Pelouro da Cultura, Dr.ª Elsa Moreira, Dr.º António Cangueiro e alguns amigos da autora. Ainda houve espaço para um momento musical com leitura de poemas de Elsa Bidarra e Paulo Pinto.

Atualmente a autora tem nove livros editados, um romance, quatro contos sendo um infantil e quatro livros de poesia. 


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

ASAE desmantela matadouro ilegal em exploração pecuária em Moncorvo

Autoestrada A24 corta para filmagens da película “Velocidade Furiosa”