A Delegação Regional da Cultura do Norte (DRCN) e a Conselleria de Cultura e Turismo da Junta de Castela e Leão (CCTJCL) estiveram reunidas em Bragança, na passada quinta-feira para debaterem as acções a realizar no âmbito do projecto «Territórios Ibéricos».

O projecto visa estimular o intercâmbio entre as populações das regiões de Castela e Leão e do Norte de Portugal, sendo que o conhecimento mútuo da cultura existente nas duas regiões é o objectivo pretendido.

Este plano abarca diversas áreas artísticas, desde a música e instrumentos musicais tradicionais ao teatro, à literatura e ao tecido artístico.

Para tal vão ser desenvolvidas várias acções culturais que visam a divulgação da cultura portuguesa e castelhana.

Na área do \"Tecido Artístico\" está na forja um projecto para recuperar e incentivar o trabalho artístico criado em lã, linho e seda. Um dos destaques neste sector é a realização de uma investigação histórica, desde o século XVI até à actualidade, que culminará com uma exposição dos trabalhos num concelho fronteiriço das duas regiões.

No que toca à \"Música Tradicional\" serão aproveitados os festivais de Santulhão, no concelho de Vimioso, o de Macedo de Cavaleiros e o festival de Alcanices para o intercâmbio de grupos de música folk. Na área dos \"Instrumentos Musicais\" vão ser preservados e divulgados os instrumentos tradicionais, numa exposição itinerante, acompanhada por uma demonstração ao vivo de construção de instrumentos.

Na área da literatura o destaque vai para as \"Maletas Literárias\", uma acção que visa constitutir uma comissão de três especialistas de cada uma das regiões para seleccionar um conjunto de obras destinadas às bibliotecas de ambos os lados da fronteira.

Noutro sector, as acções desenvolvidas no âmbito da medida \"Teatro\" foram iniciadas em Outubro e Novembro, com o Festival de Teatro de Amadores de Zamora, ao passo que, no próximo ano, pretende-se organizar um programa de intercâmbio de grupos de teatro populares.



PARTILHAR:

Apesar das quebras de produção

Andrães