O Presidente da República, Cavaco Silva, escusou-se este domingo, em León, Espanha, a fazer qualquer comentário sobre o comboio de alta velocidade em Portugal, alegando que se trata de um assunto que apenas deve ser tratado no país, escreve a Lusa.
«Isso fica para a nossa terra», afirmou Cavaco Silva, em declarações aos jornalistas, depois de ter sido questionado sobre a importância das ligações rodoviárias e ferroviárias no desenvolvimento das relações entre os dois países.
O chefe de Estado não falou sobre o comboio de alta velocidade, mas defendeu a necessidade de serem melhoradas as ligações rodoviárias, nomeadamente entre o Norte de Portugal e a região espanhola de Castela e Léon.
«Existe uma insuficiência clara na ligação entre León e Portugal. Não é fácil actualmente deslocar-se de León a Bragança e depois ao Porto», admitiu.
Cavaco Silva salientou, no entanto, que a situação poderá melhorar caso sejam concretizados os projectos para construir uma via rápida entre León e Bragança e a auto-estrada Vila Real e Bragança.