O Circuito Internacional de Vila Real terminou esta tarde com "o ouro" de Tiago Monteiro, que venceu a segunda corrida do WTCC. O piloto da Honda ganhou a principal da etapa portuguesa do Campeonato do Mundo de Carros de Turismo (WTCC) e ascendeu a segunda posição no Mundial de pilotos.

O piloto português foi aplaudido a cada volta que deu pela pista e já no pódio foram milhares de pessoas que o acompanharam enquanto se ouvia o hino nacional. Tiago Monteiro é considerado o novo herói de Vila Real.

O presidente da Câmara de Vila Real afirmou que hoje foi um dia histórico com a vitória de Tiago Monteiro no Campeonato do Mundo de Carros de Turismo (WTCC) e com um "panorama extraordinário" em termos de público.

O presidente da Câmara de Vila Real, Rui Santos, um dos principais impulsionadores do regresso das corridas, disse aos jornalistas que hoje foi um dia histórico em termos desportivos para o circuito urbano.

É que, acrescentou, 43 anos depois da última vitória de um português (Carlos Gaspar) numa prova internacional em Vila Real, Monteiro venceu o WTCC e também o piloto local Manuel Pedro Fernandes conquistou o primeiro lugar numa das corridas da Taça Europeia de Carros de Turismo (ETCC).

Nas competições nacionais, o vila-realense Rafael Lobato venceu o Campeonato Nacional de Velocidade.

O autarca referiu ainda não ter dados concretos em termos do público que assistiu às corridas, mas salientou que o "panorama era absolutamente extraordinário".

"Havia muita, muita, muita gente. Então agora na parte final do WTCC, na última prova, eu nunca vi tanta gente a assistir a corridas em Vila Real. Os números do ano passado foram com certeza batidos, foram de certeza mais de 180 mil pessoas", salientou.

Rui Santos frisou que a organização melhorou este ano, enalteceu o trabalho das centenas de voluntários que ajudaram a montar "o circo" e agradeceu pela paciência dos moradores durante a montagem e a desmontagem do circuito.

Circuito que é, para o autarca, "a grande bandeira que afirma Vila Real em Portugal e no mundo" e é também "um investimento com retorno imediato e também retorno intangível".

"Nós precisamos de semear para colher e não é por acaso que temos tido uma grande procura de investimento, quer de intenções de investimento, quer de investimentos que se irão concretizar nos próximos anos em Vila Real", salientou.

Rui Rio, antigo presidente da Câmara do Porto, também assistiu às corridas e considerou que este evento "dá uma grande projeção e visibilidade internacional a Vila Real, ao Norte e a Portugal".

"Entre o Tiago Monteiro e o Quaresma não sei qual é o maior herói nacional neste momento", referiu Rui Rio, lembrando o golo de Quaresma que qualificou Portugal para os quartos de final do Euro'2016.

No próximo ano há mais corridas de automóveis em Vila Real e, segundo Rui Santos, em estudo está a possibilidade de estas decorreram em dois fins de semana.
Lusa, Foto: AP


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

Manuel Pedro Fernandes vence ETCC de Vila Real

Paixão pelas corridas junta pais, filhos e irmãos na pista de Vila Real