Em agosto, vai-se ao mercadinho no largo da aldeia de Arroios pelo Tomate Coração de Boi que é rei no Douro neste mês de férias e viagens. Mas também pelo vinho e outros produtos locais e regionais e pelo convívio. A Festa à Capella, dia 24 de agosto, é um encontro sem margens entre gentes do campo e da cidade.

A festa do Tomate Coração de Boi à Capella é da aldeia e de muitos outros. O mercadinho de tomate e hortícolas locais, artesanato, vinhos, música e petiscos que acontece desde 2015 no bonito largo da capela setecentista de Arroios, às portas Vila Real, cruza gentes da cidade e do campo num convívio que ganha tradição.

A XIV edição desta iniciativa desenvolvida no âmbito do Projeto Capella tem lugar dia 24 de agosto, a partir das 17h30, com um Pecado da Gula: na bonita capela do século XVIII, realiza-se a prova do Tomate Coração de Boi do Douro, azeite e flor de sal, iniciativa de entrada livre orientada por Francisco Pavão (especialista em azeite), Miguel Castro Silva (reconhecido chef e defensor dos produtos tradicionais) e Jorge Raiado (Salmarim).

Em simultâneo, tem lugar o Mercadinho da Capella, no largo da aldeia. Além dos produtos hortícolas de Arroios, muito Tomate Coração de Boi incluído, pode ali comprar doces e compotas, artesanato, vinhos. E, claro, fazer a festa. Haverá animação, música, vinhos e petiscos para compor a mesa e animar os encontros.

À semelhança de edições anteriores, a organização assegura transfer permanente a partir do parque de estacionamento da Quinta do Paço.

O mercadinho do Projeto Capella está integrado na IX edição da festa do Tomate Coração de Boi do Douro, iniciativa que visa promover os produtos de excelência da região, nomeadamente o tomate, que encontra no Douro ótimas condições para o seu amadurecimento.

Projeto Capella

O Projeto Capella é uma iniciativa de desenvolvimento e ação social local organizada pela Greengrape, empresa de comunicação e organização de eventos. Conta com o apoio da Junta de Freguesia de Arroios e com a parceria da Estalagem Quinta do Paço.

Imóvel de estilo Barroco, classificado como Monumento de Interesse Público desde 1993, a Capela de Arroios marca fortemente o largo comunitário envolvente e constitui o elemento físico em torno do qual se realizam os mercadinhos e os momentos culturais, que cruzam disciplinas artísticas como o teatro, a música, poesia, pintura, escultura, realizadas quer por artistas convidados, quer por pessoas da terra.

Sítio ainda escondido dos olhares dos turistas, a Capela de Arroios, com o seu largo constituído por casas de granito, surpreende o visitante e afirma-se no contexto do Douro Património Mundial.




PARTILHAR:

Proposta de classificação da Panificadora de Chaves como Monumento de Interesse Público

Universidade de Trás-os-Montes diz que projeto de curso de Medicina está avançado