O Tondela assegurou hoje a manutenção na I Liga portuguesa de futebol, ao vencer por 5-2 na receção ao Desportivo de Chaves, que foi despromovido ao segundo escalão, após o jogo da 34.ª e última jornada.

Em desvantagem no confronto direto, o Tondela chegou a estar a vencer por 4-0, com golos do brasileiro Ícaro, aos quatro minutos, de João Pedro, aos nove, do venezuelano Jhon Murillo, aos 16, e Tomané, aos 28.

O brasileiro Platiny, aos 38, e o sérvio Maras, aos 45+2, ainda reduziram na primeira parte para os transmontanos, antes de Jhon Murillo ‘bisar’, aos 77, assegurando a permanência da formação tondelense, que terminou o campeonato no 15.º lugar, com 35 pontos, mais três do que o Desportivo de Chaves.

Com este desaire, o segundo consecutivo, o Desportivo de Chaves foi relegado para a II Liga, tal como Nacional e Feirense, enquanto Paços de Ferreira e Famalicão asseguraram o regresso ao principal escalão, juntamente com o reintegrado Gil Vicente.

Futebol: I Liga/ Tondela – Desportivo de Chaves (declarações)

Declarações no final do encontro Tondela-Desportivo de Chaves (5-2), da 34.ª e última jornada da I Liga portuguesa de futebol, disputado hoje no Estádio João Cardoso, em Tondela:

- Pepa (Treinador do Tondela): "O Pepa aqui sinceramente não interessa, interessa é esta cidade, esta região, estes adeptos que vão continuar com futebol no interior do país e as primeiras palavras têm de ser para os jogadores das duas equipas. Os jogadores do [Desportivo de] Chaves foram dignos vencidos, não desistiram, e os jogadores do Tondela fizeram um jogo fenomenal.

Este é o Tondela como assumi ao longo da época. Fomos muito irregulares, mas o melhor Tondela faz o jogo que fez aqui com o Sporting, com o [Vitória de] Guimarães, na Luz, no ‘Dragão’, recentemente em Alvalade, hoje e é algo que me faz pensar também, aos jogadores, à estrutura, a todos nós, não conseguimos ser tão regulares como queríamos, agora quando temos este nível, é fantástico.

Só tínhamos um resultado e isso ficou bem evidente, logo no início da partida.

Neste momento, o mais importante é valorizar o futebol, valorizar o excelente jogo que nós fizemos, dar uma palavra ao Feirense, uma casa pela qual já passei, e ao Nacional.

Uma época muito difícil, muito difícil mesmo, foi mais difícil esta manutenção do que a primeira há dois anos.

Houve uma altura da época em que houve uma abordagem ou outra, mas o meu foco era só Tondela.

Agora é desfrutar disto, relaxar um bocadinho e depois, sim, pensar no futuro, mas estive focado a 100% no Tondela, porque sabia que estava a ser complicado, atribulado e era preciso o comandante não saltar fora do barco.

Fizemos uma exibição contra uma grande equipa, que teve três treinadores e passou por algumas dificuldades, mas é uma grande equipa, com grandes jogadores e aquilo que fizemos aqui foi fantástico, uma atitude incrível, qualidade, competência e uma alma que faz milagres.”

 

- José Mota (Treinador do Desportivo de Chaves): "O futebol é mesmo isso, temos de preparar ao pormenor para que não se falhe e o que aconteceu foi exatamente ao contrário, o que estava preparado falhou, demos de bandeja ao adversário em todos os pormenores, de bola parada, somos com certeza uma equipa bem mais alta que o Tondela.

O Tondela mereceu esta vitória e, se calhar, mereceu a permanência, porque ao longo do campeonato talvez tivesse sido mais regular do que o Desportivo de Chaves.

Mas, neste jogo, o que se passou foi, realmente, tudo o que preparámos, tudo o que delineamos, acabou por ruir por erros sucessivos.

Chegar aos quatro golos sem que tivéssemos uma justificação, ou seja, a justificação foi que nós não estivemos bem e o adversário aproveitou esses mesmos erros que cometemos e a perder por 4-0 sabiam perfeitamente que é extremamente difícil.

Foram talvez os primeiros 30 minutos mais difíceis da minha carreira (…) 4-0 é um resultado que marca profundamente qualquer equipa e marcou a nossa.

Conseguimos algumas boas oportunidades, não conseguimos fazer o 4-3 que nos podia, eventualmente, relançar no jogo e posteriormente acontece aquele golo, contra a corrente do jogo.

Parabéns ao adversário, porque se mantém na I Liga e nós temos de pensar muito seriamente aquilo que foi esta época e tirar exatamente as elações desta época.

Estivemos até ao último jogo para decidir a tabela classificativa, mas não fomos eficazes, se calhar não fomos uma equipa com convicções e nomeadamente com alma para alterar este rumo de acontecimentos que foi esta época.

Lamento profundamente esta descida de divisão, eu assumo as minhas responsabilidades, sei perfeitamente que fui eu quem desceu esta equipa.

Não é só o treinador que tem de assumir as suas responsabilidades, são os jogadores, são os diretores, são todos os que fazem parte deste Desportivo de Chaves que tem de aprender com os erros”.

 

I Liga/ Tondela – Desportivo de Chaves (ficha)

 

Tondela, Viseu, 19 mai 2019 (Lusa) - O Tondela venceu hoje o Desportivo de Chaves por 5-2, em jogo da 34.ª e última jornada da I Liga portuguesa de futebol, disputado em Tondela.

 

Jogo no Estádio João Cardoso, em Tondela.

Tondela – Desportivo de Chaves, 5-2.

Ao intervalo: 4-2.

 

Marcadores:

1-0, Ícaro Silva, 04 minutos.

2-0, João Pedro, 08.

3-0, Jhon Murillo, 16.

4-0, Juan Delgado, 28.

4-1, Platiny, 38.

4-2, Maras, 45+1.

5-2, Jhon Murillo, 77.

 

Equipas:

- Tondela: Cláudio Ramos, Joãozinho, Ícaro Silva, Bruno Monteiro, David Bruno, Xavier (Pité, 69), Jaquité, João Pedro, Juan Delgado (Sergio Peña, 51, Tembeng, 77), Jhon Murillo e Tomané.

(Suplentes: Pedro Silva, Pité, Tembeng, Sergio Peña, João Mendes, Patrick Fernandes e Chicho Arango).

Treinador: Pepa.

- Desportivo de Chaves: Ricardo, Djavan, Campi, Maras, Lionn (Costinha, 69), Gallo, Filipe Melo (Platiny, 19), Jefferson, Macedo (Paulinho, 84), William e Ghazaryan.

(Suplentes: António Filipe, Paulinho, Nuno Coelho, Bressan, Erdem Sen, Costinha e Platiny).

Treinador: José Mota.

 

Árbitro: João Pinheiro (AF Braga).

Ação disciplinar: cartão amarelo para João Pedro (11), Juan Delgado (39), Campi (41), Cláudio Ramos (66), Jaquité (70), Joãozinho (73), Gallo (81) e Maras (87).

Assistência: 4.985 espetadores.



PARTILHAR:

Produção diz que é sensato devolver diploma da Casa do Douro

Chaves quer vencer "jogo de uma época" e garantir manutenção