«Torga Retratos e Paisagens» é mais uma iniciativa integrada nas comemorações do centenário do nascimento de Miguel Torga.
Trata-se de um espectáculo musical com obras de seis compositores portugueses e espanhóis. A estreia é no sábado no Teatro de Vila Real, onde serão executadas obras dos músicos transmontanos Paulo Vaz de Carvalho, Carlos Azevedo, Fernando Lapa e Eurico Carrapatoso e dos espanhóis Rudesindo Sotelo e Jesús Legido.
A leitura de excertos da Obra de Miguel Torga vai acompanhar este espectáculo musical.
As obras dos seis compositores vão ser executadas pelo grupo Camarata Senza Misura. Depois da estreia em Vila Real este espectáculo vai entrar em itinerância por Chaves, Bragança, Coimbra, Santiago de Compostela e Zamora.
A delegação da Cultura do Norte promove ainda este sábado a inauguração da exposição biobibliográfica de Miguel Torga no Teatro de Vila Real. A mostra pretende contribuir para a divulgação e compreensão da vida e da obra de Miguel Torga como referiu o comissário da mostra Carlos Mendes de Sousa docente da Universidade do Minho.
Helena Gil delegada da Cultura do Norte considera que quer a exposição quer o concerto, são importantes para a divulgação de Miguel Torga, em Portugal e na vizinha Espanha.
Passaporte , carta do curso, caneta e máquina de escrever, revistas e outros objectos pessoais de Miguel Torga vão poder ser vistos pela primeira vez em público nesta exposição que é mais uma iniciativa que assinala o centenário do nascimento de escritor transmontano.