O átrio da capela do Calvário, na zona do Pioledo, em Vila Real, é um dos locais de maior tráfico e consumo de droga na capital de Trás-os-Montes.

Só este ano, a Brigada de Investigação Criminal da PSP de Vila Real identificou, deteve e levou a tribunal cerca de vinte indivíduos ligados ao narcotráfico ocorrido naquele espaço religioso.

Nos últimos dois dias, a PSP interceptou dois traficantes nos arredores do templo. Um homem, de 45 anos, residente no bairro de S. Vicente de Paula, na posse de dezanove pacotes de heroína, um de cocaína e ainda 450 euros, e um outro de Amarante, também com 45 anos, com vinte doses de heroína e quatro de cocaína.

A frequência do espaço religioso pelos marginais não está a agradar aos fiéis que frequentam a capela do Senhor do Calvário. Sentimento extensivo aos comerciantes da zona do Pioledo, que se mostram \"preocupados com a má imagem que dão durante o dia a presença de consumidores e traficantes de estupefacientes\".

\"Eles já não têm vergonha, é à descarada que uns vendem e outros se injectam\", contou ao CM, José Silva, empregado de um bar próximo. O mesmo defendeu a presença mais assídua da polícia no local.

A polícia diz que o policiamento tem existido e que a zona está sob vigilância apertada. \"Nós pretendemos limpar toda a zona do Pioledo e espaços envolventes. O que as pessoas não sabem é que andamos à paisana e estamos atentos\".

Quanto aos dois últimos detidos, o de Vila Real ficou em prisão preventiva e o que reside em Amarante tem de se apresentar duas vezes por semana na GNR.



PARTILHAR:

A ponte está pronta

Nova secção no diário «Livros»