A 1º Edição do Trail Fisgas de Ermelo conta com duas provas de 16km e 25km no qual vão percorrer os trilhos do Parque Natural do Alvão, tendo como vista privilegiada as Fisgas de Ermelo, uma das maiores quedas de água da Europa, com um desnível de cerca de 400 metros, assentes em rochas quartzíticas com aproximadamente 480 milhões de anos.

Esta primeira edição está agendada para o dia 17 de Abril, com partida às 9h30m na aldeia histórica de Ermelo, e com chegada na Vila de Mondim de Basto.

A beleza singular e selvagem das Fisgas de Ermelo atrai dezenas de milhares de visitantes todos os anos, que daqui saem com todos os sentidos despertos e com o desejo e a promessa de voltarem muitas outras vezes.

O trail longo 25km, percorrerá trilhos até ao mítico Alto da Sr. da Graça, O monte Farinha é uma montanha do distrito de Vila Real, com uma altitude de 947 metros. No seu topo, conhecido como Alto da Senhora da Graça, localiza-se o Santuário de Nossa Senhora da Graça, e a vila de Mondim de Basto situa-se no seu sopé.
A ascensão ao Alto da Senhora da Graça, por uma estrada com inclinações até 12%, é famosa pela habitual presença na Volta a Portugal em Bicicleta. Após subirem ao ponto mais alto, descem até á meta situada na praça do município por trilhos usados pelos peregrinos na peregrinação ao Alto da Sr. da Graça.

Por fim, o trail curto 16km, segue os trilhos da Levada de Piscaredo até á Vila de Mondim de Basto. A Levada de Piscaredo remonta ao século XIII, ainda no reinado de D. Afonso II. Devido à escassez de água, indispensável para a irrigação dos seus campos, os proprietários das terras de Mondim decidiram partir de suas casas rumo às Mestras, confluência dos rios Cabrão com o Cabresto, e só regressaram muitos meses depois, trazendo consigo o preciso líquido. A Levada de Piscaredo é totalmente reconstruída em lajes de granito.

Mondim de Basto e a Aldeia de Ermelo, espera assim um fim-de-semana de festa recebendo os esperados 800 participantes de braços abertos.

As inscrições do evento esgotaram a 5 semanas do evento.

É uma organização da AMA- Associação Mondim Atletismo, com o apoio do Município de Mondim de Basto, Junta de Freguesia de Mondim de Basto e União das Freguesias de Ermelo e Pardelhas.
Página do evento: www.facebook.com/trailfisgasdeermelo



PARTILHAR:

Competitividade Regional para micro e pequenas empresas

Documentário "Eldorado" sobre imigração portuguesa