O trânsito está cortado desde segunda-feira, na A24, na zona de Vila Real, devido a danos provocados na estrutura rodoviária durante um rebentamento das obras da Autoestrada Transmontana.

Trânsito cortado na A24 na zona de Vila Real

Uma projeção de rochas atingiu uma das cinco vias do tabuleiro da A24 durante um rebentamento de um maciço rochoso incluído nos trabalhos de construção da Autoestrada Transmontana, segundo explicou à Lusa Rodrigues de Castro, o diretor geral da Autoestradas XXI, a concessionária da nova via.

O trânsito está cortado desde segunda-feira e por tempo indeterminado, até ser autorizada uma solução que permita retomar a circulação automóvel na A24 ao mesmo tempo que se procede à reparação dos danos.

O desvio é limitado praticamente à zona de Vila Real, entre o nó de Constantim, na zona industrial, da A24 e o IP4.

O diretor da Autoestradas XXI explicou à Lusa que a Transmontana passa por baixo da A24 naquela zona e que estão a decorrer obras de \"desmontamento\" de um maciço rochoso para construir uma passagem superior.

Os trabalhos são feitos com recurso a explosivos e durante um rebentamento ocorreu uma projeção de rochas que atingiram e danificaram o tabuleiro da A24, que liga Vila Real a Viseu.

«Por uma questão de segurança\", as concessionárias das duas vias, a Autoestradas XXI e a Norscut, acordaram desviar o trânsito, de acordo com aquele responsável.

O propósito é agora retomar o tráfego nesta zona da A24, mas de forma condicionada, estreitando as faixas de rodagem para que os veículos não passem em cima da viga afetada.

Esta solução necessita de autorização de organismos estatais como o INIR, Instituto Nacional das Infraestruturas Rodoviárias e da própria Estradas de Portugal (EP).

Segundo Rodrigues de Castro, com esta solução será possível manter a circulação naquela via e realizar simultaneamente os trabalhos de reparação da viga, que decorreram na parte inferior da estrutura.

A Autoestrada Transmontana, que terá a denominação de A4 que já corresponde ao prolongamento da via que liga ao Porto à fronteira, tem uma extensão de 130 quilómetros, entre Vila Real e Bragança.

A sua conclusão já esteve prevista para setembro, mas foi adiada para o primeiro trimestre de 2013.

O restante prolongamento da A4, entre Vila Real e Amarante, corresponde à concessão da Autoestrada do Marão, que inclui o túnel do Marão, o maior da Península Ibérica, e que se encontra com as obras paradas há mais de um ano por falta de financiamento.



PARTILHAR:

22 de setembro e 13 de outubro

De 22 de Setembro a 28 de Outubro