Um operário, de 24 anos, ficou ontem ferido ao cair numa ravina nas obras de construção do Túnel do Marão, da A4, em Amarante. Ricardo Couto foi transportado de helicóptero para o Hospital Padre Américo, em Penafiel. Está em estado estável e apresenta apenas uma traumatismo torácico.
O acidente ocorreu às 9.00, não propriamente nas obras de construção do túnel -que estão paradas à ordem do tribunal - mas nas empreitadas adjacentes de construção de vias de acesso à nova estrutura. Trata-se de uma subempreitada da empresa Somague e o trabalhador fazia manobras com um pequeno veículo que terá resvalado e caído numa ravina. Fonte do serviço de comunicação da Somague, explicou ao DN que o funcionário \"ter-se-á sentido mal, perdeu o domínio do veículo e, quando acordou, estava no vale\".
De imediato foram accionado os meios acordados pela empresa com os Governos Civis do Porto e Vila Real e passado 30 minutos após o acidente já o ferido estava a caminho do hospital. As obras de construção do Túnel do Marão, o maior da Península Ibérica, emprega 1 100 pessoas. Terá uma extensão de 5,6 quilómetros e ficará integrado no troço da A4, de 29,8 quilómetros e que ligará Amarante a Vila Real.
As obras estão paradas por ordem do tribunal depois da empresa Água do Marão ter apresentado uma providência cautelar, alegando que a obra estava a contaminar as linhas de água.