A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) disse hoje que os três candidatos ao cargo de reitor da academia são Emídio Gomes, Cristiane Derani e Vasco Amorim, e que a eleição ocorre a 29 de março.

As candidaturas foram validadas pela comissão eleitoral e os candidatos vão poder apresentar os respetivos planos de ação numa audição pública a decorrer no dia 29, na UTAD, seguindo-se o ato eleitoral que escolherá o próximo reitor ou reitora desta universidade, localizada em Vila Real.

O reitor é eleito pelo Conselho Geral da UTAD, presidido pelo antigo ministro Miguel Poiares Maduro e que é composto, no total, por 25 membros internos e externos à academia transmontana.

O Conselho Geral é um órgão de decisão estratégica e de fiscalização e cujas competências passam por organizar o procedimento de eleição e eleger o reitor, que irá substituir António Fontaínhas Fernandes, que termina o seu segundo mandato à frente da reitoria da academia transmontana.

Emídio Gomes é atualmente vice-reitor da UTAD para a Área de Investigação e Inovação, tendo desempenhado o cargo de presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, de pró-reitor da Universidade do Porto para a Inovação e Relações Empresariais, de presidente da Portus Park, Rede de parques de Ciência e Tecnologia & Incubadoras e, no seu currículo, consta ainda a vice-presidência da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

É natural do Porto e tirou a licenciatura em Engenharia Zootécnica, pela UTAD.

Cristiane Derani, vive em Florianópolis, Santa Catarina, no Brasil, é a primeira mulher a candidatar-se à reitoria da universidade transmontana e tem formação em Direito Ambiental e Económico pela Universidade de São Paulo.

Desempenha o cargo de pró-reitora de pós-graduação da Universidade Federal de Santa Catarina, é professora associada de Direito Ambiental, Económico e Internacional da Universidade Federal de Santa Catarina e membro do grupo diretor da rede Cambridge Global Food Security (Universidade de Cambridge).

Vasco Amorim, natural do Porto, é vice-diretor do Departamento de Engenharias da Escola de Ciências e Tecnologia da UTAD, é membro colaborador do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC) e colabora com o Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial (INEGI).

É licenciado e doutorado em Física, presidente da Comissão de Ética da UTAD e é o líder da bancada parlamentar do PSD na Assembleia Municipal de Vila Real.

Foto: UFM



PARTILHAR:

Murça com investimento de 1,9ME para tratamento de águas residuais

Tribunal quer perceber como é que os amigos perderam o Giovani