O Tribunal de Vila Real começa a julgar hoje, segunda-feira um homem suspeito de ter matado um jovem, em Valpaços, e que é ainda acusado de três tentativas de homicídio, detenção de arma proibida e dano agravado.
O arguido de 27 anos é suspeito de ter disparado mortalmente contra um jovem de 22 anos, a 15 de abril, pondo-se em fuga e tendo sido detido pela Polícia Judiciária (PJ) cerca de um mês depois, na Figueira da Foz.
Possui antecedentes criminais e encontra-se em prisão preventiva.
O homem chega a tribunal acusado pelo Ministério Público (MP) de um crime de homicídio qualificado, de três crimes de homicídio na forma tentada, de um crime de detenção de arma proibida e de dano agravado.
Segundo o MP, o arguido foi a um bar na cidade de Valpaços, acompanhado de um menor e munido de uma arma de fogo, onde começou uma "discussão sem motivo" com um cliente do estabelecimento.
Depois de uma "troca de palavras provocatórias", o suspeito terá disparado contra esse jovem, provocando o pânico dentro do bar.
Já fora do estabelecimento efetuou vários disparos tendo atingido e ferido dois outros jovens.
Para evitar que o arguido efetuasse mais danos, a vítima mortal e um colega acabaram por lhe tirar a arma depois de um confronto físico.
O arguido exigiu a devolução da arma, o que aconteceu depois de ter sido retirado o carregador. No entanto, perante a chegada ao local de mais colegas do suspeito, também lhe foi devolvido o carregador da arma.
Segundo o MP, já dentro de um carro, o arguido disparou quatro vezes, tendo atingido a vítima com dois tiros.
Durante este período, o suspeito efetuou vários disparos que provocaram danos dentro e fora do bar e instigou também o menor que o acompanhava a disparar.
A família da vítima pede uma indemnização de 182 mil euros.