Já há vários anos consecutivos que a Associação “Vezeira”, na aldeia de Fafião, pertencente ao Concelho de Montalegre, recuperou o “Trilho do Medronheiro”.
Trilho esse de dificuldade média, que era costume dos guardadores de gado e hoje em dia deslumbra todos os visitantes e forasteiros.
Este ano a edição contou a participação de 150 pessoas, com a promessa de voltarem em próximas edições.
A viagem teve início no Ecomuseu de Barroso, no Pólo de Fafião, percorrendo assim algumas das zonas da aldeia, zonas estas de enorme relevo histórico-cultural, tradicional, como exemplo disso temos a Eira de Galega, onde era realizada a malhada dos cereais, o Fojo do Lobo, armadilha criada em finais do século XV com a finalidade de capturar o Lobo. A viagem seguiu da maneira mais natural possível, ao longo de um bosque rico em fauna e flora autóctone, com o devido destaque para o Medronheiro. Os participantes usufruíram de uma vista privilegiada sobre Barjas, fazendo uma passagem sobre o Rio Fafião e sobe a sua convergência no rio Cávado, nas famosas Dornas.
No final da viagem num local preparado decorreu um almoço tradicional onde foram provadas as várias iguarias do Baixo Barroso.