Já há vários anos consecutivos que a Associação “Vezeira”, na aldeia de Fafião, pertencente ao Concelho de Montalegre, recuperou o “Trilho do Medronheiro”.

Trilho esse de dificuldade média, que era costume dos guardadores de gado e hoje em dia deslumbra todos os visitantes e forasteiros.

Este ano a edição contou a participação de 150 pessoas, com a promessa de voltarem em próximas edições.

A viagem teve início no Ecomuseu de Barroso, no Pólo de Fafião, percorrendo assim algumas das zonas da aldeia, zonas estas de enorme relevo histórico-cultural, tradicional, como exemplo disso temos a Eira de Galega, onde era realizada a malhada dos cereais, o Fojo do Lobo, armadilha criada em finais do século XV com a finalidade de capturar o Lobo. A viagem seguiu da maneira mais natural possível, ao longo de um bosque rico em fauna e flora autóctone, com o devido destaque para o Medronheiro. Os participantes usufruíram de uma vista privilegiada sobre Barjas, fazendo uma passagem sobre o Rio Fafião e sobe a sua convergência no rio Cávado, nas famosas Dornas.

No final da viagem num local preparado decorreu um almoço tradicional onde foram provadas as várias iguarias do Baixo Barroso.


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

Fecho dos correios provisoriamente adiado nas Terras de Trás-os-Montes

Festival das Sopas e do "Binho" em Poiares