A ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, anunciou hoje que até ao final de julho serão entregues os equipamentos de proteção individual (EPI) aos bombeiros que atuam no Túnel do Marão.

A governante, que falava à margem das comemorações dos 125 anos dos Bombeiros de Sanfins do Douro, concelho de Alijó, distrito de Vila Real, afirmou aos jornalistas que os equipamentos vão ser entregues às corporações pela empresa Infraestruturas de Portugal.

O Túnel do Marão, inserido na autoestrada que liga Amarante a Vila Real, entrou em funcionamento no dia 08 de maio. Antes da abertura, os bombeiros que ali atuam receberam formação específica em Espanha sobre modos de atuação nestes cenários e receberam ainda a promessa de entrega dos equipamentos de proteção individual.

No entanto, até ao momento esses equipamentos ainda não chegaram às corporações da primeira linha de atuação, em matéria de socorro, designadamente a Cruz Branca e Cruz Verde (Vila Real) e Amarante e Vila Meã.

No dia 3 de junho, o Ministério da Administração Interna (MAI) anunciou ter solicitado um inquérito urgente à Autoridade Nacional de Proteção Civil para apurar responsabilidades no atraso da entrega dos EPI.

"O inquérito está quase concluído, esperamos tê-lo em breve. O fornecimento dos equipamentos não compete ao Ministério da Administração Interna mas às Infraestruturas de Portugal, esse problema está solucionado e em breve os equipamentos serão fornecidos", afirmou hoje Constança Urbano de Sousa.

A ministra explicou ainda que o inquérito ordenado tem também como objetivo saber porque é que o MAI foi "surpreendido com a falta dessa entrega e portanto ver o que é que falhou aqui".

Para o comandante da corporação da Cruz Branca, Orlando Matos, a entrega dos EPI até ao final de julho "é uma boa notícia para os bombeiros".

"Saúdo a senhora ministra e este ministério que têm estado do nosso lado e, nas reivindicações que temos feito, tem procurado sempre resolver as questões", referiu.

O comandante explicou que a importância destes equipamentos se prende sobretudo com uma maior autonomia para atuar dentro do túnel, já que o aparelho respiratório possui duas garrafas de ar comprimido.

Acrescentou ainda que as características do material permitem uma maior aproximação às chamas.

Por fim, Orlando Matos disse esperar que, que na próxima abertura de concurso aos fundos comunitários, "estejam enquadradas as duas viaturas que foram prometidas às corporações".
Lusa



PARTILHAR:

Mais de 1500 artigos contrafeitos apreendidos na feira

Trás-os-Montes defende separação do Grande Porto.