Após a frequente observação de aves que nidifica na Quinta do Zom, em Freixo de Espada à Cinta, Álvaro Van Zeller, um dos proprietários do espaço agrícola, candidatou a propriedade a um programa fomentado pela Sociedade Portuguesa do Estado das Aves (SPEA) denominado \"Conheça as Aves da sua propriedade.

" O projecto da SPEA, financiado pelo Espaço Económico Europeu, através de uma organização não governamental, tem como objectivo principal divulgar junto dos agricultores práticas mais favoráveis à conservação das aves e da biodiversidade. Na visita à Quinta do Zom, os técnicos observaram espécies como o britango, cegonha negra, águia e bonelli, grifo, gavião, águia perdigueira ou falcão peregrino, entre as aves de rapina.

Nas espécies mais comuns, viram a poupa, cuco, cotovia, perdiz ou o pombo das rochas. A ser contemplado, o projecto pode ser uma mais-valia económica para a Quinta do Zom, já que estão ser pensadas formas de dar a conhecer todo o potencial natural, promovendo a biodiversidade de uma região única em toda a Península Ibérica. Segundo os técnicos da SPEA a biodiversidade (aves e não só) poderá servir de imagem de qualidade dos produtos agrícolas e florestais e serviços turísticos.

Em relação à Quinta do Zom, e dadas a características do habitat e a diversidade de aves da propriedade e região, há potencialidades únicas para a prestação de serviços de turismo ornitológico e turismo da natureza em geral. Segundo Álvaro Van Zeller, em 2009 houve 22 propriedades candidatas, a nível nacional, e a Quinta do Zom ficou em primeiro lugar.



PARTILHAR:

«Por onde passam os tractores?»

Garantia de pensão vitalícia