A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste acolhe 63 médicos internos, 46 de Formação Geral e 17 de Formação Específica nas áreas de Cuidados de Saúde Hospitalares, de Cuidados de Saúde Primários e de Saúde Pública, que, durante este ano, vão aprofundar a sua formação nos Serviços de Saúde da Instituição.

Os jovens médicos foram recebidos na instituição, no dia 02 de janeiro, numa sessão de boas-vindas que contou com a presença do presidente do Conselho de Administração da ULS do Nordeste, Dr. Carlos Vaz, da Diretora Clínica para os Cuidados de Saúde Hospitalares, Dr.ª Eugénia Madureira, do Enfermeiro Diretor, Enf.º Urbano Rodrigues, da Diretora do Internato Médico Hospitalar, Dr.ª Elisabete Pinelo, e da representante da Comissão de Internos, Dr.ª Filipa Rodrigues.

Nas palavras de boas-vindas dirigidas aos médicos que vão iniciar a sua formação na ULS do Nordeste, o presidente do Conselho de Administração enalteceu a capacidade de acolhimento da instituição e da cidade de Bragança, o que permitirá a estes jovens conciliar as áreas profissional e social. E reconheceu ainda o importante contributo dos clínicos em formação para a melhoria da qualidade da assistência prestada aos utentes.

Por sua vez, a Diretora Clínica para os Cuidados de Saúde Hospitalares deixou palavras de incentivo e de motivação aos jovens médicos, salientou a disponibilidade da instituição para que possam desenvolver o seu trabalho neste período formativo e apelou à importância da humanização dos cuidados de saúde. “Durante o vosso percurso irão curar algumas vezes, aliviar quase sempre e confortar sempre”, realçou a Dr.ª Eugénia Madureira, acrescentando que o Serviço Nacional de Saúde tem uma elevada capacidade formativa, que permite aos médicos aprofundar os seus conhecimentos e valorizar as suas competências a nível profissional.

Os internos de Formação Geral irão desenvolver a sua formação prática, ao longo deste ano, no Internato Médico das seguintes especialidades: Medicina Interna, Pediatria, Cirurgia, Cuidados de Saúde Primários e mais uma área clínica à sua escolha.

Por sua vez, os internos de Formação Específica dedicarão o ano de 2020, na ULS do Nordeste, a aprofundar a sua experiência nas especialidades de Medicina Interna (três internos), Cirurgia Geral (um interno), Psiquiatria (um interno), Ortopedia (um interno), Patologia Clínica (um interno), Medicina Geral e Familiar (oito internos) e Saúde Pública (dois internos).



PARTILHAR:

Clínica Telmo Moreno fecha portas ao fim de 45 anos

ProDouro cria Comité de Combate ao Granizo no Douro