A Câmara de Torre de Moncorvo quer promover a mobilidade da população, sobretudo dos idosos. Para diminuir a circulação de automóveis na vila e aumentar a acessibilidade aos mais de 1200 cidadãos com mais de 75 anos, a autarquia investiu na criação de transportes colectivos, \"porque usa-se muito os carros por não haver alternativa\", disse o presidente da edilidade, Aires Ferreira.

A partir de 11 de Outubro, vai passar a circular na vila um mini-autocarro, de 15 lugares, com 14 trajectos definidos. Aproveitando a Semana da Mobilidade, a que a autarquia se associa pela primeira vez, decidiu-se consagrar esta data à resolução final do transporte urbano. O município teve uma primeira experiência sem custos de investimento durante um ano, através de uma contratação de serviços com os industriais da praça de táxis. \"Dessa experiência, concluiu-se que há procura\", afirmou o autarca, que decidiu que é necessário profissionalizar o serviço.

O projecto experimental custou 4500 euros/mês; agora, a Câmara vai concessionar o transporte urbano à empresa Santos, por 175 euros/dia. As receitas serão divididas entre a Câmara e a empresa. O bilhete custa 50 cêntimos, mas é gratuito para os seniores portadores do Cartão do Idoso de Moncorvo.



PARTILHAR:

Assistido pela VMER

Cortes de Luz