Apar da tradicional carta de vinhos, quatro restaurantes de Mirandela vão passar a ter uma carta de azeites com os que foram considerados os melhores do concelho por um grupo de peritos espanhóis e portugueses em provas de azeite. São os restaurantes que aderiram ao projecto Terra Olea, que envolve os municípios de Mirandela, Baena, em Espanha, e Nimes, em França.

A elaboração da carta de azeites é um projecto pioneiro em Portugal que \"pretende proporcionar uma oferta semelhante àquela que já existe nos vinhos, diferenciar o azeite pela sua qualidade e pela excelência, sensibilizando as pessoas para a importância da escolha dos azeites com qualidade e saudáveis para a sua alimentação\", refere o vice-presidente da Câmara de Mirandela e coordenador do projecto, António Branco. Este ano, a iniciativa tem um cariz experimental e teve no processo de selecção cerca de duas dezenas de produtores do concelho de Mirandela, utilizando o método das provas cegas, em que não era conhecido antecipadamente qual o azeite nem a sua origem. Foram seleccionados apenas os três melhores Romeu, Quinta Vale do Conde e Casa Agrícola Lamas de Cavalo.

\"No próximo ano, contamos iniciar mais cedo o processo de selecção e já teremos capacidade para elaborar uma carta de azeites com mais variedade e com a respectiva classificação\", acrescenta António Branco.

Mirandela, Baena e Nimes, que têm como denominador comum a qualidade certificada dos azeites produzidos, decidiram juntar-se e tentar promover uma iniciativa de valorização e gestão de um produto de turismo cultural vinculado à cultura e ao azeite da oliveira. Criar uma marca chapéu que sirva de motor de desenvolvimento a uma nova política de atracção turística e de criação de mais riqueza para os olivicultores é o principal objectivo do projecto Terra Olea, que engloba aqueles municípios de Portugal, Espanha e França, num investimento total de cerca de 850 mil euros, financiado pelo programa comunitário Interreg III B.



PARTILHAR:

Forma de manter divisas

Jardim do Museu