Os produtores das principais regiões vinícolas consideram que a qualidade do vinho de 2009 deverá ser de qualidade assinalável. Há mesmo quem diga que poderá ser uma das melhores colheitas dos últimos anos, especialmente na região dos Vinhos Verdes e no Douro.

Os produtores das principais regiões vinícolas dizem que a colheita de vinho de 2009 será de qualidade assinalável, entre o bom e o excepcional, especialmente no norte do país.

O presidente da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes considerou mesmo que 2009 será mesmo o melhor da última década, uma vez que o vinho teve uma maturação acima do normal, dado o calor que se verificou nas últimas semanas.

«Não temos dúvida nenhuma em dizer que vamos ter este ano os melhores vinhos da última década. Vamos ter grandes vinhos nos brancos e nos tintos», explicou Manuel Pinheiro.

Por seu lado, António Barbosa, da Adega Cooperativa Regional de Monção, destacou a casta Alvarinho para dizer que não se lembra de ano tão bom quando o de 2009.

«Talvez seja a melhor de sempre, dado o clima que tivemos, o tempo, a maneira como tudo correu. Foi tudo muito favorável a uma colheita muito boa», justificou.

A mesma opinião tem José Manuel Santos, da União das Adegas Cooperativas do Douro, que adiantou que este «é um bom ano claramente», porque «as vindimas foram feitas todas sob um tempo muito agradável, muito seco».

«Os comentários que vamos ouvindo dos diversos agentes económicos é que este é um ano, muito, muito bom», acrescentou o presidente da Unidouro, que destacou a Touriga Nacional, Touriga Francesa e Tinta Roriz como as melhores castas do ano.

Já o enólogo e produtor João Portugal Ramos, que tem vários vinhos alentejanos premiados, considerou que 2009 é um bom ano, mas não excepcional quanto 2008.

«Está longe de ser uma má vindima, mas penso que não atingirá o patamar de excelência como o de 2008. De qualquer maneira, estou satisfeito. Está a um bom nível», concluiu.

Por outro lado, em termos de quantidade, os produtores dizem que esta deverá equivalente à de anos anteriores ou então um pouco abaixo.



PARTILHAR:

De cara destapada

«Chuva torrencial»