A Câmara Municipal de Alijó e a empresa Mota-Engil chegaram a acordo para a construção de uma pista de 1400 metros no aeródromo da Chã.

A Mota-Engil lidera o consórcio que vai construir o IC5, entre o IP4, na zona do Pópulo, e Miranda do Douro, estrada que vai estar concluída até finais de 2011. O estaleiro central vai ficar, precisamente, em Alijó. Este facto permitiu à Câmara estabelecer uma parceria com a empresa para \"construir a pista mais pequena do aeródromo, com 1300 a 1400 metros de extensão\", diz o presidente do Município, Artur Cascarejo.

Explica que o protocolo vai assentar na \"cedência de terrenos\" da Câmara para a construção do estaleiro do IC5. \"Em vez de recebermos dinheiro por essa cedência durante três anos, eles pagam-nos em espécie\". A pista pequena permitirá a aterragem de voos charter com capacidade de 50 passageiros. O que numa primeira fase é \"mais que suficiente\".

Porém, há uma outra parceria em cima da mesa que reúne \"o Grupo Vila Sol, a Real Companhia Velha e um outro grupo turístico que se mostrou interessado em participar\". O objectivo é construir uma outra pista, com três quilómetros, o que \"dará para aterrar qualquer tipo de avião\".

\"Cada vez nos convencemos mais de que o aeroporto regional vai ser uma realidade\", confessa Artur Cascarejo. Concede, no entanto, que uma estrutura completa, orçada em 25 a 30 milhões de euros, \"só será viabilizada se existir uma forte aposta no turismo no Douro, sobretudo para as elites\". Isto porque o autarca não luta por um aeroporto para \"ficar a olhar para ele\".

O edil lembra que a Quinta da Romaneira, unidade turística de luxo no concelho, \"transporta alguns dos seus clientes em helicóptero de e para o Porto\", e que se houvesse um aeroporto regional na região, \"esses clientes poderiam voar directamente para o Douro\".

Neste contexto, e consciente de que o desenvolvimento social e económico do seu concelho, bem como da região, assenta em grande medida no turismo, o presidente da Câmara de Alijó sublinha que a infra-estrutura aérea é \"absolutamente fundamental\".



PARTILHAR:

Feridos livres de perigo

Cheque-dentista