A Câmara do Peso da Régua informou hoje que há sete utentes com covid-19 na unidade de cuidados continuados da Santa Casa da Misericórdia local e que os casos foram identificados após rastreio promovido pelas instituições.
A autarquia referiu, em comunicado, que os sete utentes estão, “para já, estáveis, sem qualquer sintoma da doença”.
Acrescentou ainda que o presidente da câmara, o provedor da Santa Casa da Misericórdia do Peso da Régua e o diretor clínico da instituição, “trabalham em conjunto com as autoridades de saúde, por forma a tentar reduzir o impacto do contágio pelo novo coronavírus e minimizar a propagação da covid-19 nesta unidade”.
O rastreio na unidade de cuidados continuados foi feito por iniciativa conjunta da autarquia e da Misericórdia, na sequência de um “trabalho de prevenção desenvolvido junto dos lares de terceira idade do concelho” e no âmbito do qual “foram testados os utentes e funcionários”.
De acordo com a câmara, o "plano de contingência da unidade de cuidados continuados foi acionado no sábado, após ter sido detetado um caso positivo em exame serológico realizado por prevenção".
Segundo o município, falta ainda conhecer o resultado de alguns dos testes realizados na instituição.
A câmara do Peso da Régua preparou um plano de contingência municipal, no âmbito do qual, se for necessário, serão ativados espaços de acolhimento temporário para receber utentes da unidade de cuidados continuados.
A autarquia apelou a um “esforço suplementar” aos funcionários porque “os utentes precisam deles mais do que nunca” e pediu também que se “mantenha a calma e se renove a confiança nas autoridades envolvidas” que tudo farão “para mitigar esta situação e acautelar a saúde daqueles que estão ao cuidado” da unidade.
“É tempo de agir e de reforçar os cuidados a termos uns com os outros, sobretudo, no que respeita a medidas de higiene e de manutenção da salubridade. Mais do que nunca apelamos para que fiquem em casa, para que cuidem de vós, na certeza de que ao fazê-lo estarão a cuidar daqueles que amam”, refere ainda o comunicado.
Segundo o município, há 18 pessoas infetadas com covid-19 neste concelho do distrito de Vila Real.
Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 409 mortes, mais 29 do que na véspera (+7,6%), e 13.956 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 815 em relação a quarta-feira (+6,2%).