A escritura pública para a constituição da Associação de Municípios do Baixo Sabor (AMBS), que integra os concelhos de Alfândega da Fé, Macedo de Cavaleiros, Mogadouro e Torre de Moncorvo, foi assinada no passado sábado.

A luta pela construção da barragem do Baixo Sabor é o principal objectivo desta associação, que quer, ainda, participar na gestão ambiental da albufeira.
Pela primeira vez no País, vai ser constituído um fundo ambiental que vai obrigar a EDP a entregar três por cento da produção de energia eléctrica ao Instituto de Conservação da Natureza.
Além disso, a AMBS também pretende chegar a um entendimento com a Plataforma Sabor Livre, para debater estratégias e concertar posições em torno da construção da barragem.
Recorde-se que a Plataforma Sabor Livre tem criado diversos obstáculos à construção da barragem do Baixo Sabor, tendo apresentado uma queixa na União Europeia contra a edificação desta infra-estrutura que já tinha obtido luz verde por parte do Governo.

Construção da albufeira é prioridade

Apesar da queixa da plataforma de ambientalistas ter seguido para Bruxelas, há dois anos, os autarcas do sul do distrito de Bragança continuam a unir forças para lutarem pela criação de uma albufeira com uma grande capacidade de armazenamento de água que, ao mesmo tempo, preserve os valores ambientais do rio Sabor.
Acabar com a seca que tem assolado o País e, em particular a região, nos meses de Verão é um dos argumentos dos autarcas para defenderem a necessidade da construção da barragem do Baixo Sabor.

Num altura em que a produção da energia nuclear no Nordeste Transmontano está na ordem do dia, a grande prioridade da AMBS vai para a construção da barragem do Baixo Sabor.

Esta albufeira, para além da produção de energia eléctrica vai permitir armazenar água em grande quantidade, vai melhorar o abastecimento às populações do sul do distrito e contribuir para o regadio dos campos agrícolas.
Além disso, também pode ser aproveitada para fins turísticos, contribuindo para o desenvolvimento da região.



PARTILHAR:

IPB e UTAD devem cooperar

Travessia do Douro no Pinhão