A Associação Comercial e Industrial de Mirandela (ACIM) dispõe, a partir de agora, de um gabinete exclusivamente para ajudar os comerciantes na elaboração dos projectos de candidatura ao Sistema de Incentivos a Projectos de Urbanismo Comercial (Urbcom), para a revitalização e a promoção do centro histórico e comercial da cidade, com compromissos de despesa pública a rondar os dois milhões de euros.

O objectivo é \"prestar todos os esclarecimentos a quem pretenda aderir ao programa, por forma a acelerar um processo que tem sido demasiado moroso e que tem um prazo limite de candidatura até ao dia 23 de Abril\", refere Jorge Morais, presidente da direcção da ACIM.

Aquele dirigente apela ainda para a adesão do comércio local, porque, \"caso não se verifiquem as candidaturas suficientes para a atribuição do montante de incentivos, a verba regressa aos cofres do Estado e corre-se o risco de se inviabilizarem futuras candidaturas.\"

Em Mirandela, a área de intervenção aprovada integra os espaços urbanos da Rua da República, Rua das Amoreiras, avenida dos Bombeiros Voluntários, Reginorde e zona histórica. Na altura da proposta, havia mais de duas centenas de comerciantes abrangidos, mas, agora, o presidente da ACIM já ficava satisfeito se houvesse pelo menos 150 aderentes.

O Urbcom destina-se a apoiar projectos de urbanismo comercial que tenham em vista a modernização de actividades comerciais e alguns serviços, a qualificação do espaço público envolvente e a promoção do respectivo projecto global, integrados em áreas limitadas dos centros urbanos.



PARTILHAR:

Douro superior

Padre assassinado é recordado na terra natal